CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O HOMEM ETERNO


Já tive a oportunidade de recomendar um livro de Chesterton neste blog. Faço-o novamente, com "O Homem Eterno"... porque o valor deste fantástico intelectual assim o exige. Na verdade, quem gostou de "Ortodoxia" certamente adorará "O Homem Eterno". Se "Ortodoxia" é o livro que impulsionou Chesterton a descobrir o catolicismo, "O Homem Eterno" é o livro que Chesterton escreveu depois de o ter descoberto e amadurecido na sua conversão. "O Homem Eterno" é o "Ortodoxia" da maturidade intelectual de Chesterton. Por isso, os argumentos estão melhor ordenados, sem jamais perderem a qualidade sui generis deste autor.

Já o disse e volto a repetir: Chesterton é um must para todo e qualquer católico... e uma mais-valia para todo e qualquer não-católico. Chesterton tem uma forma muito própria de expôr os seus argumentos. Se é verdade que ele parece tão lógico e irrefutável como um Sherlock Holmes, também é verdade que ele jamais descura a imaginação ou o humor para afirmar os seus pontos de vista.

Supostamente, "O Homem Eterno" foi escrito como uma resposta a um tratado de Antropologia do ateu H.G. Wells. Devo sublinhar que nunca foi intenção de Chesterton desprezar saberes sérios como a Antropologia ou a Arqueologia (o próprio escritor refere isso num dos anexos do livro). Aquilo que faz Chesterton insurgir-se são certas inferências abusivas que os antropólogos fazem para a vida quotidiana do homem comum, tendo como base essa Antropologia. Ou seja, Chesterton aponta-nos que algumas elites intelectuais estão a usar as ciências de uma forma anticientífica (o que também é muito comum nos dias de hoje, infelizmente). Ora, Chesterton faz-nos esta chamada de atenção precisamente com recurso a argumentos tão simples, tão elementares... que apenas um cientista se esqueceria de os considerar. Não admira, portanto, que muitos católicos chamem Chesterton de "o Apóstolo do Bom-Senso".

Por minha parte, penso que o livro é mais um tratado de Teologia do que de Antropologia. O livro consiste na leitura da História do Homem à luz da fé de um cristão. Desde o Homem Pré-Histórico até ao Homem Eterno (simbolizado por Cristo).


Este livro foi também determinante para a conversão do ateu C.S. Lewis, o qual se tornou um cristão devoto e o escritor da célebre saga "As Crónicas de Nárnia".



Apreciem! Não se arrependerão de pensar um pouco em coisas que jamais pensaram!

Sem comentários: