CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

#20 - O ROSÁRIO


O Rosário é um dos maiores tesouros culturais da Igreja Católica. Consiste na oração de três terços, sendo que cada terço contém cinco décadas, nas quais se rezam 1 Pai Nosso, 10 Avé Marias e 1 Glória. Chama-se Rosário porque se diz que, de cada vez que um cristão o reza, entrega uma coroa de rosas a Nossa Senhora.

Segundo a lenda, a Virgem Sta. Maria terá aparecido a S. Domingos de Gusmão no séc. XII, apresentando-lhe o terço como uma arma poderosíssima na conversão dos hereges cátaros e albigenses. No entanto, o Rosário já era rezado numa forma embrionária nos mosteiros desde o séc. VIII.

O Rosário torou-se uma das oração mais populares da piedade popular, tendo inclusivamente sido um elemento de união determinante em certas ocasiões históricas, como a célebre batalha de Lepanto.

Em todas as aparições marianas, a Virgem pediu encarecidamente que todos os fiéis rezassem um Rosário em cada dia. Esta terá sido também uma devoção da especial predilecção do Papa João Paulo II, que terá adicionado os chamados "Mistérios Luminosos".

Sem comentários: