Uma das causas da baixa participação (apontadas por alguns dos meus comentadores habituais) teve a ver com o facto de eu não ter especificado muito bem aquilo que eu pretendia. Mas eu não queria limitar a liberdade e a criatividade das pessoas que propunham as candidaturas. Nesse aspecto, tive muito sucesso, porque algumas das candidaturas propostas fizeram-me pensar e aumentar o meu leque de opções.
Por exemplo, o Joaquim propôs o Santo Sudário... e eu sinto-me forçado a concordar que este pode ser, de facto, uma das maravilhas da Igreja. Assim, eu alarguei a categoria de "maravilha da Igreja" para além das meras maravilhas arquitectónicas e artísticas... para incluir também as maravilhas culturais e sacramentais que são património da Igreja.
Por outro lado, a MJG sugeriu-me nomes de santos. Infelizmente, penso que incluir pessoas nesta categoria de "maravilha da Igreja" seria um pouco desumanizador e até confuso (imagine-se que um papa figurava como maravilha da Igreja ao lado de uma catedral). De qualquer das formas, acho que aqui se encontra o embrião de uma iniciativa que poderei organizar posteriormente (alguma coisa semelhante aos "10 grandes portugueses", mas com personalidades da Igreja). Por isso, agradeço na mesma o contributo sincero e produtivo desta minha amiga!
Entretanto, surgiram outros problemas. Por exemplo, a Maria João propôs a Igreja da Natividade. Mas a Igreja da Natividade não é património exclusivo da Igreja Católica, sendo também partilhada por outras igrejas. No entanto, penso que, dado que a Igreja da Natividade (bem como a Igreja do Santo Sepulcro) são, de facto, parcialmente pertença da Igreja Católica, podem ser consideradas como sendo maravilhas da Igreja. Tal como Göreme, que já não é utilizada (por ter sido ocupada pelos turcos), mas que foi construída pela Igreja e que ainda retém resquícios de um património religioso riquíssimo.
Além disso, surgiram algumas sobreposições: por exemplo, foram nomeados tanto a Cidade-Estado do Vaticano como a Arquibasílica de S. Pedro ou a Capela Sistina (que pertencem ao Vaticano). No entanto, creio que estes monumentos são tão importantes que podem muito bem constituir uma candidatura independente e separada.
Resolvi proceder também a algumas modificações ao projecto inicial (e por isso, peço perdão aos meus leitores). Assim, a votação irá estender-se ao longo de todo o ano 2010. Até ao fim do presente ano eu farei uns posts nos quais apresentarei uma breve descrição de cada uma das candidaturas (por forma a que as menos conhecidas não sejam prejudicadas face às mais conhecidas). Deste modo, quem quiser apresentar mais nomeações, pode fazê-lo até 31 de Dezembro de 2009, enviando-as para pilgrimsoul1@gmail.com.
Por isso, sem mais delongas, apresento aqui os 35 candidatos:
1) Baptistério da Basílica de Sta. Maria del Fiore
Localização: Florença, Itália
Localização: Batalha, Portugal
Autor: Espírito Santo
Localização: Capadócia, Turquia
Localização: Tepeyac, México
6 comentários:
Meu caro amigo
A minha votação está feita e já sabes qual ela é.
Uma achega: Mesmo que quiséssemos considerar apenas as maravilhas da Igreja feitas pela mão do homem, o Santo Sudário, foi feito por Jesus Cristo enquanto verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, não achas?
Abraço amigo em Cristo
Olá Alma Peregrina:)
Desculpa o meu desaparecimento e ainda não ter contribuido nada neste projecto, estive um bocado ausente da blogosfera.
Se ainda for a tempo, gostava de apresentar uma sugestão.. não sei bem como formulá-la, se depois a quiseres formular de outra maneira estás à vontade, mas a ideia que quero sugerir (para acrescentares às sugestões de maravilhas) é a seguinte: a família (o modelo que tivémos de família, dado pela Sagrada Família).
Acho uma óptima ideia, a dos Sacramentos!
Sugerir o Paraíso, vale?
Eheh, beijinhos, e parabéns por este projecto, é muito giro!
Nao tinha co conhecimento desta pesquisa que você esta fazendo desde ja acho muito interessante e vou me mobilizar para aumentar o leque da mesma... desde ja parabens pela inicativa.
Caro Joaquim:
Obrigado pela sua votação... mas, eu vou permitir que cada um vote 7 vezes. Porque serão 7 maravilhas. Portanto Joaquim, ainda lhe restam 6 votos. Mas, com calma, lá para 2010 é que abre a votação eheheh.
Outra coisa: mais do que ser feita pelo Homem, interessa-me que seja uma das 7 maravilhas da Igreja. O Santo Sudário é, de facto, uma maravilha e pertence à Igreja. Por isso o inclui (nomeação #32).
Cara MRB:
Estás desculpada eheheh
Infelizmente, penso que as tuas nomeações não se adaptam muito bem ao pretendido. Tanto a família tradicional como o Paraíso não são algo que pertence à Igreja, portanto penso que não podem ser classificados como uma das 7 maravilhas da Igreja.
Já a Sagrada Família é outra coisa... hum, vou ter de pensar. Obrigado pela participação.
:)
Caro Pescador de Ilusões:
Muito obrigado! Aguardo as suas nomeações!
Pax Christi
"Alma Peregrina":
Tenho algumas dúvidas sobre se as duas sugestões que vou dar se enquadram no pretendido... arrisco na mesma tendo em conta as 35 que vi.
De qualquer forma, se não se enquadrarem, poderei vir a recordar-me e a sugerir mais alguma.
Pensei nas seguintes:
1. Via Sacra
2. Medalha de São Bento
Boa iniciativa! Muito bem!
Cara Andreia de Jesus:
Parecem-me ser boas nomeações... vou reflectir nelas, mas, em princípio, acrescenta-las-ei.
Eu nem conhecia a Medalha de S. Bento. Eheheh :) Muito obrigado pela participação!
Pax Christi
Enviar um comentário