CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

domingo, 29 de janeiro de 2012

QUEM NUNCA PECOU, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA

"Por isso, o Reino dos céus é comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos. Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Como ele não tinha com que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dívida. Este servo, então, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo! Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida. Apenas saiu dali, encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem denários. Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: Paga o que me deves! O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: Dá-me um prazo e eu te pagarei! Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pago sua dívida. Vendo isto, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado. Então o senhor o chamou e lhe disse: Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti? E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida. Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração."
Mt 18:23-35


Vem isto a propósito da atitude da Alemanha em relação à Grécia (nomeadamente o seu última ataque à soberania orçamental desta nação).


É que a dívida que a Alemanha tem para com a Grécia é muito maior (a nível financeiro e, sobretudo, a nível humano) do que o inverso... Veja-se isto e isto e o vídeo abaixo:






PS: Não, não estou a apoiar a reabertura da dívida alemã à Grécia (que foi enterrada definitivamente no tratado de Londres). Apenas digo que a Alemanha deveria, tendo em conta a sua própria História, ter uma atitude mais solidária para quem lhe perdoou as dívidas e, sobretudo, ter mais tento nas suas ambições de subordinar a Europa aos seus interesses nacionais. Honrar a História não é fazer leis censórias que banem certos pontos de vista (por muito fanáticos que sejam)... Honrar a História é, sobretudo, aprender com os erros do Passado.

Sem comentários: