CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

sábado, 29 de janeiro de 2011

UM HOMEM PARA A ETERNIDADE

Este meu post fez-me lembrar um dos meus filmes favoritos... "Um Homem para a Eternidade".

Vencedor do Óscar do Melhor Filme em 1967 (bem como de mais 5 outros óscares), conta precisamente a história de S. Thomas More.

S. Thomas More foi um católico fervoroso que, graças aos seus méritos e virtudes, foi nomeado Chanceler, um dos lugares políticos mais elevados do Reino de Inglaterra do séc. XVI d.C..

Infelizmente, o seu rei era Henrique VIII, o qual, mais tarde, viria a envolver-se numa querela com a Igreja Católica por esta não lhe conceder o divórcio com Catarina de Aragão, para que o rei se pudesse casar com Ana Bolena. Essa querela agravou-se cada vez mais, até culminar em cisma. Henrique VIII proclamou-se cabeça da Igreja em Inglaterra, tendo daqui nascido a Igreja Anglicana.

Diante disto, restava apenas uma saída a um Chanceler católico ortodoxo e piedoso... pedir a demissão do seu cargo político e retirar-se da vida pública.

Não chegou... Uns anos mais tarde, S. Thomas More seria convocado (juntamente com todos os notáveis de Inglaterra) a jurar o Acto de Sucessão. Este Acto implicaria que S. Thomas More não só reconhecesse a descendência de Henrique VIII com Ana Bolena como herdeiro legítimos do trono... mas que também negasse a autoridade de potentados estrangeiros, nomeadamente a autoridade do Papa (que recusara o divórcio do rei).

Thomas More, profundo conhecedor da legislação, procura escudar-se no silêncio. Infelizmente, também não chegou... Graças a artifícios e artimanhas várias, os seus inimigos políticos conseguiram a sua condenação. O santo foi martirizado em 1535. Seria canonizado em 1935.

O filme "Um Homem para a Eternidade" retrata precisamente toda este percurso de S. Thomas More, constituindo-se ainda como uma reflexão sobre a primazia de consciência de todo o homem de boa vontade (e, nomeadamente, de um bom católico) sobre os caprichos e despotismos de um Estado, sobretudo de um Estado que se arroga o direito de legislar aquilo que não é possível, ou que pretende uma autoridade que não lhe compete.

Um filme daquela época dourada dos épicos, quando eram celebradas personagens verdadeiramente dignas de o serem...

2 comentários:

Anónimo disse...

"Senhor, que fizestes do glorioso testemunho dos mártires a mais perfeita expressão da fé, concedei-nos, por intercessão de S. Tomás Moro, a graça de confirmar com a vida a fé que proclamamos com as palavras."

Podes ler na Liturgia das Horas (volume atual), nas parte dos Santos: dia 22 de Junho, uma carta de S. Tomás Moro, escrita no cárcere a sua filha Margarida. Sem dúvida "a man for all seasons"

Paz contigo!
Beijinhos,
MD

Alma peregrina disse...

Obrigado pela dica! Irei ler!

Pax Christi