CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A LENDA DE DESPEREAUX / WALL-E

Portanto, eu gosto de desenhos animados! Processem-me! Penso que, no que toca a entretenimento, somos um pouco como com a comida: os adultos obrigam os filhos a comer alimentos nutritivos, mas atafulham-se de todo o tipo de junk-food. De igual modo, deixamos as experiências esteticamente belas e moralmente enriquecedoras para as crianças, enquanto enchemos os cérebros de cenas de violência e sexo sem qualquer conteúdo. Prefiro mil vezes o Rei Leão ao 007.

Infelizmente para mim, longe vão os tempos áureos d' "O Rei Leão", "A Bela e o Monstro" ou "O Corcunda de Notre Dame"... os próprios desenhos animados tornaram-se demasiado comerciais para o meu gosto, muito insípidos, demasiado centrados nas inovações técnicas em detrimento da estória veiculada.


Daí que foi com grande satisfação que visionei estes 2 filmes de animação. Em cada um deles aconteceu-me algo que já não me sucedia há anos: no clímax, veio-me uma lágrima tímida aos olhos...




O primeiro destes filmes é o WALL-E, que já se encontra à venda em DVD. Basicamente, a Humanidade terá poluído o planeta de uma forma tão insustentável que resolveu o problema da maneira mais em consonância com a mentalidade pós-moderna: fugiu! Saiu num cruzeiro espacial e deixou robots a limpar a Terra.

WALL-E é o último desses robots. Ao contrário da Humanidade (que involui para uma população obesa que não consegue comunicar sem um ecrã à frente e que apenas se preocupa em divertir-se, consumir e seguir as modas)... WALL-E evolui na busca do significado da sua existência. Nesse sentido, WALL-E consegue ser mais humano do que os próprios humanos.

WALL-E (ao contrário da Humanidade alienada) descobre que o seu objectivo não está no "ter". Ele está rodeado do lixo produzido pela mania do "ter". Ele conhece as suas consequências. E, ainda que inconscientemente, compreende que tudo aquilo não o satisfaz... que ele precisa de algo mais...

Este simpático robot de grandes olhos queridos acaba por encontrar a resposta que procurava quando conhece uma outra robot, chamada EVA. WALL-E descobrirá que o segredo da Humanidade é o Amor... Conseguirá a Humanidade reaprender isso?

Este não é um filme que infantilize as crianças (irrita-me solenemente quando isso acontece). A mensagem subjacente é acessível mas profunda. Surpreendeu-me pela positiva o facto de a estória ser contada sem que nenhuma das personagens principais se exprima por palavras. Quantas vezes nós usamos muitas palavras, mas não comunicamos nada...



O segundo filme ainda está nos cinemas: "A lenda de Despereaux". Narra a história de um ratinho (Despereaux) que vive numa colónia na qual é ensinado o Medo como way of life. Mas Despereaux não se interessa nada pelo Medo. Ele sente fascínio por tudo, sobretudo por livros. E o seu desejo mais íntimo é tornar-se um cavaleiro andante.


O que é notório neste filme é uma quase total ausência de vilões. O Mal entra no filme como fruto de um mal entendido! A partir daí, o Mal vai-se avolumando através de uma sucessão de más acções das diversas personagens, decorrente das suas fraquezas e fantasmas interiores! Será necessário alguém muito especial para quebrar este círculo vicioso: um ser insignificante, mas que propaga valores maiores do que qualquer gigante ("coragem, honra, decência").


Embora este filme tenha partes que me pareceram um pouco infantis (o génio da fruta ou o festival da sopa eram desnecessários, penso eu!) a verdade é que ele veicula uma poderosa mensagem acerca da força do Perdão e da Redenção!

Fica aqui a sugestão! Não serão somente os filhos a ganhar! Garanto!

3 comentários:

Canela disse...

eheheheheh!

Também gosto muito! Mas essa parte (a melhor) quase sempre fica para o marido. Enquanto leva a filha ao cinema, aproveito para fazer aquelas tarefas chatas.... (donas de casa/ trabalhadoras). Não se pode ter tudo!

Bom Fim-de-Semana

Alma peregrina disse...

Pois é, Canela... mas há sempre a possibilidade de os ver quando quiser, alugando ou comprando o DVD! Sei lá, digo eu!
;)

Bom fim de semana

Canela disse...

É o que faço!!!

Contra factos não há argumentos.

Bom fim-de-semana