CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

sábado, 23 de fevereiro de 2013

JOURNEY


 
 
A quem tiver uma Playstation 3 e acesso online à Playstation Store, sugiro a compra do videojogo Journey.

Embora não seja comum eu sugerir videojogos, penso que este aqui é de uma beleza estética e filosófica ímpar, tornando-se uma espécie de obra de arte móvel que nos permite reflectir aprofundadamente sobre o sentido das nossas existências.

De que trata? A história é simples. Quando o jogo começa vemos apenas a nossa personagem, um vasto deserto... e, ao longe, uma montanha com uma luz no cume. Mais nada. Mais nenhuma explicação. E, na verdade, que outra explicação é necessária? O objectivo é, obviamente, atravessar o deserto para chegar à luz no topo da montanha.

A nossa personagem jogável é uma espécie de tecido flutuante, mas que no seu interior encerra algo misterioso e invisível que lhe dá a forma de um beduíno.

 
O resto da história vai-se desenrolando e as explicações vão sendo dadas. Mas sempre num ambiente de quase total silêncio. O importante é a peregrinação. E apreciar a paisagem. Que, aos poucos, deixa de ser apenas um deserto, mas torna-se matizada de muitas coisas belas... e também de muitos obstáculos que se interpõem entre a personagem e a montanha. A vastidão do deserto e a altura da montanha dá-nos uma ideia da nossa pequenez nesta peregrinação que atravessámos nesta vida.

Para quem gostar, também se pode jogar em conjunto com outro jogador ligado à Net. Nesse caso, ambos terão de cooperar para atingirem o mesmo objectivo.

Os cenários são belíssimos e a experiência, além de profunda, é esteticamente muito recompensadora. O jogo é barato, comparado com outros da Playstation. Recomendo.


Sem comentários: