Dado que resolvi devotar alguns posts ao tema da pobreza, sem dúvida que não posso esquecer-me de abordar também as causas políticas desta pobreza...
Desde o século XIX d.C., temos vindo a assistir a uma guerra de titãs pela supremacia mundial. Os titãs em combate são dois... o Capitalismo (i.e. a Direita) e o Comunismo (i.e. a Esquerda). Com a Queda do Muro de Berlim, o Comunismo foi mortalmente ferido... mas veio em seu auxílio o seu irmãozinho, o Socialismo, que ainda hoje peleja contra o Capitalismo.
Apesar de estarmos a falar de dois gigantes que disputam a coroa do Poder Mundial, o problema é que a maioria das pessoas desconhece o que eles significam. Geralmente, as pessoas votam na Direita e na Esquerda por influência de outros factores socio-culturais... e não por saberem bem a diferença entre as duas opções e por terem feito uma escolha informada.
Como eu não pretendo tomar o partido de nenhum destes dois monstros, vou deixar que sejam eles a fazer o trabalho sujo por mim e a matarem-se mutuamente.
VÍDEO DA DIREITA (Hayek) CONTRA A ESQUERDA (Keynes)
VÍDEO DA ESQUERDA (Marx) CONTRA A DIREITA (capitalistas)
É interessante que as acusações que a Esquerda faz à Direita pela miséria actual são semelhantes às acusações que a Direita faz à Esquerda. A Esquerda afirma que a miséria é causada por uma elite corrupta de magnatas sem escrúpulos, enquanto a Direita afirma que a miséria é causada por uma elite corrupta de burocratas estatais. Ora, eu afirmo (e a Igreja afirma) que a miséria é causada por uma elite corrupta na alma de cada pessoa... chamem-lhe Legião, mas eu chamo-lhe "pecados".
A Esquerda culpa a Direita pelo endividamento das pessoas, porque os capitalistas, para fomentarem o consumo de bens sem aumentarem os salários, incentivaram ao uso de crédito. Mas a Direita culpa a Esquerda pelo endividamento das pessoas, porque os princípios socialistas keynesianos afirmam que o Estado deve promover o consumo e desincentivar a poupança, para manter o fluxo de capital. Ambos têm razão... e, por isso, ambos são igualmente culpados. Porque tanto o Capitalismo como o Socialismo/Comunismo se apresentam como messias seculares, quando existe apenas um Messias! E de que mal nos querem salvar esses (pseudo)messias seculares? Da pobreza, obviamente... Esse é o principal mal para eles. E combate-se com o mero enriquecimento, com especial destaque para as aparências de prosperidade. Deste modo, tanto o Capitalismo como o Socialismo/Comunismo incentivam o materialismo consumista e hedonista, este sim, responsável pelo actual endividamento das pessoas, famílias e nações... E é esse materialismo o responsável pela actual crise económica nacional e internacional. E tanto o Capitalismo como o Socialismo/Comunismo disponibilizaram às pessoas as estruturas necessárias para que tal fosse possível.
A Igreja, por sua vez, afirma que o principal mal não é a pobreza, mas o Pecado. E, por estranho que pareça, a pobreza erradica-se precisamente combatendo o pecado. Todas as pobrezas, materiais e espirituais, têm como fonte o Pecado Original que nos toca a todos. E, por isso, a luta contra a pobreza, implica a luta contra o pecado. Nas estruturas sociais, sem dúvida. Mas nunca esquecendo os nossos próprios corações.
Sinto-me feliz por Deus ter instituída esta Igreja, cuja Doutrina Social me isenta de ter de escolher entre o mal do Capitalismo e o mal do Socialismo. O Capitalismo fala de Liberdade individual, asfixiando a Solidariedade colectiva para a obter. O Socialismo fala de Solidariedade, oprimindo a liberdade das pessoas e das organização sob o peso de um Estado omnipotente. São meias-verdades. Mas a Igreja fala a Verdade. Pega nas meias-verdades do Capitalismo e do Socialismo e utiliza-as, desprezando o lixo dispensável que as envolve.
Tal como na mitologia pagã, os titãs apenas foram vencidos pelos deuses. Os titãs do Capitalismo e do Socialismo podem digladiar-se eternamente. E, fazendo-o, vão varrendo o nosso mundo, destruindo as nossas minúsculas casas no decurso das suas batalhas. Mas Deus pode travá-los. Só que Deus apenas aparece onde é convidado...
Sem comentários:
Enviar um comentário