CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

MARCO 0


Caros amigos:


Depois de ter experimentado o ambiente da bloggosfera, e de me ter habituado, senti-me impelido por uma série de circunstâncias a iniciar o meu próprio blog. Ora, eu sempre me senti particularmente atraído pela imagética da peregrinação. De facto, sempre me pareceu que este mundo, apesar de todas as belezas que sustenta, não é verdadeiramente um lar... mas uma estrada... um caminho que nos leva à nossa verdadeira casa. Para chegar a casa é necessário empreender uma jornada de auto-aperfeiçoamento, pois só onde encontramos a plenitude da nossa alma, encontramos o Céu (que é a presença absoluta de Deus, a nossa imagem e semelhança).


Pois bem, durante anos eu aceitei este desafio que a própria Vida me colocou... e peregrinei. Sem dúvida, esta foi uma peregrinação não isenta de tropeços, de desvios, de cansaços e de perigos. No entanto, esta também foi uma peregrinação cheia de surpresas e de maravilhas, muitas delas ainda em bruto, por descobrir.


Foi aí que me dei a reflectir nas sábias palavras do meu guia, o Papa Bento XVI:
"Quem já descobriu Cristo, deve levá-Lo aos outros! Esta alegria não se deve conter dentro de si mesmo! Deve ser compartilhada!"

Compreendi que, por muito forte e resistente que seja o peregrino... ele não é nada sozinho. É a estrada que faz o peregrino e não o oposto. E uma estrada é, entre outras coisas, feita por quem encontramos no caminho.


Não nos iludamos. Nesta peregrinação, não há hospedarias nem hóteis. Ninguém nos pode fornecer essas coisas, porque todos nós somos peregrinos na mesma peregrinação. Quem se apresentar como fornecedor desses bens estáveis está a enganar-se a si próprio e aos outros. O que há é, apenas, peregrinos que receberam um mapa com o caminho para casa: Cristo [o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14:6)].


Daí este espaço. Daí as "Crónicas de uma peregrinação". As crónicas da minha peregrinação.


Mais do que uma hospedaria, este blog visa ser uma fonte onde os peregrinos venham mitigar a sua sede com algumas palavras sobre Deus. E, sobretudo, um rendez-vouz onde os vários peregrinos podem encontrar-se e partilhar as suas experiências. Tentarei que as minhas reflexões sejam dignas deste objectivo.
Como tal, devo fazer notar, que o objectivo deste blog é auxiliar os seus utilizadores na sua caminhada de fé. Deste modo, tornam-se contrárias à natureza do blog todas as intervenções que visem, pura e exclusivamente, despejar comentários anticristãos, anti-religiosos e anticlericais.

Isto NÃO significa que não sejam aceites comentários divergentes à Fé Católica. Longe disso! Os peregrinos de outras fés (ou mesmo da ausência de fé) também são peregrinos na sua peregrinação e são bem-vindos a usufruir deste espaço. No entanto, toda e qualquer intervenção desta natureza deve ser temperada com espírito de diálogo, abertura, respeito e brandura. Agradeço que deixem os insultos, preconceitos e cinismos à porta. Peço aos católicos a mesma atitude. Tentarei ser digno dela.

Também não serão aceites comentários anónimos, a não ser que o anonimato seja absolutamente necessário. Agradecia que todos os comentadores se identificassem de alguma forma, para que não estejamos a falar com fantasmas, indistiguíveis de outros tantos fantasmas iguais.

Quem não quiser sujeitar-se a estas regras tem muitos outros sítios na Net onde pode dedicar-se a esse tipo de blogging.

Gostaria, finalmente, de acrescentar o seguinte disclaimer: eu não sou teólogo, nem pretendo sê-lo. Estas reflexões que apresento são mais um exercício de teosofia (i.e. filosofia focada em Deus). Eu amo muito a minha Igreja e o meu Deus e toda e qualquer intervenção minha deve ser entendida em função desse Amor. Qualquer erro doutrinal deve ser entendido como involuntário e decorrente de ignorância honesta. Peço aos comentadores mais informados que me corrijam... porque só é possível peregrinar se nos libertarmos dos nossos erros.


Posto isto, vou principiar as crónicas da minha peregrinação. A todos os peregrinos de boa vontade: sede bem-vindos!

7 comentários:

Alma peregrina disse...

Imagem:
"Der Wanderer über dem Nebelmeer" ("O Viajante sobre o Mar de Névoa")
Caspar Friedrich

joaquim disse...

Ok, meu amigo, já tenho a mala feita com coisa nenhuma, porque quero partir para a viagem sem nada.

Aliás na minha peregrinação é o que tenho tentado fazer, despir-me de tudo o que agarre aqui a este mundo.

Tenho de e quero preregrinar nele, mas não é nele que quero ficar.

Pés ao caminho então.

Abraço amigo em Cristo

Canela disse...

Desculpe... mas após ler este post... fiquei a pensar.

A moderação de coments, serve para algo.

Depois lembrei-me de algo que me disseram há algum tempo: "Sabes porque é que os cães entram na Igreja?" R: Porque a porta está aberta a todos.

Sabe... aquelas pessoas que vêm com pedras na mão... e levam flores?

É apenas uma sugestão!
Não me interprete mal p.f.

(accione os seguidores de blogues!!!)

Canela disse...

Alma;

Tenho algo que gostaria que visse, mas não vejo por aqui nenhum endereço... (é em video).

O assunto é: Jesus escondido em cada lar.

Pense nisso... e depois diga qualquer coisa.

Alma peregrina disse...

Cara Canela:

Eu não procuro silenciar ninguém, mas penso que, hoje em dia, falta-nos muito o espírito de humildade e de diálogo. As pessoas já não conversam, mas antes procuram diminuir aqueles com os quais não concordam. Faço notar que isto é totalmente diferente de ter convicções e defendê-las eloquentemente. O que sucede hoje em dia é, isso sim, que as pessoas utilizam os fóruns de trocas de ideias para ventilar os seus preconceitos e para se sentirem superiores às demais. E isso sucede sobretudo naqueles que rejeitam Deus e a Igreja, ou que não os suportam.

É preferível que certos comentários, sem qualquer conteúdo lógico, não sejam publicados. Tais comentários apenas têm como consequência o pecado: porque nos tornam azedos em relação aquele que os emitiu. E alimentar a pessoa que os emitiu é, por sua vez, um acto pouco caritativo... porque vai levar à perpetuação destes comportamentos (afastando-a da Salvação).

Também tenho que ter em atenção que eu sou responsável por este blog. Responsável por mantê-lo um espaço "santo". Responsável pelos leitores que usufruam dele (sobretudo os menos informados). Há que manter o mínimo de dignidade nas coisas.

Mas, sensível à sua contribuição, juro tentar manter a moderação dos comentários no mínimo. Mesmo que, em último recurso, eu censure um comentário, tentarei sempre incorpora-lo na discussão, extraindo dele o seu conteúdo racional.

Claro que, à medida que eu for ganhando experiência no blogging, eu poderei rever as regras.




Quanto à sua contribuição "Jesus escondido em cada lar"... estou curioso. De facto, já há alguns vídeos que eu gostaria de postar aqui e esse poderia ser mais um. Se encontrar a morada, por favor, avise-me. Eu aceito todas as contribuições!
:)

Abraços em Cristo.

Canela disse...

Eu tenho o video em 2 episódios!!!!

Quero enviar-lho (sou mesmo crua nestas coisas, ok?).

Arranje um endereço de mail, para onde lhe possa enviar... nem que a seguir cancele o referido... só sei enviar os videos assim! (fazer o quê? - inexperiencia e descoberta é assim mesmo.)

Alma peregrina disse...

Cara Canela:

Hoje vai ser um pouco complicado...

Neste fim-de-semana irei abrir um novo mail... nessa altura irei ao seu blog colocar o endereço.

Abraços em Cristo.