Era uma vez, na Inglaterra dos princípios do século XX, um ateu muito letrado e inteligente da Universidade de Oxford. Um dia esse ateu encontrou um católico devoto, igualmente letrado e inteligente, o que o intrigou muito. Tornaram-se grandes amigos. Eventualmente, graças a Deus, à amizade do católico e à literatura que este lhe recomendou, o ateu converteu-se ao Cristianismo (embora, para desgosto do católico não se tenha convertido ao Catolicismo, mas ao Anglicanismo). Em breve, este novo cristão tornar-se um dos maiores escritores do século XX.
O nome do ateu convertido era C.S. Lewis e foi o autor de "As Crónicas de Nárnia". O católico era J.R.R. Tolkien, o autor de "O Senhor dos Anéis".
C.S. Lewis escreveu as Crónicas de Nárnia como uma forma de catequizar as crianças. Nárnia é um mundo paralelo ao nosso, onde existem muitas criaturas míticas e fantásticas. As Crónicas contam as estórias de crianças do nosso mundo que encontram o caminho para Nárnia e lá vivem muitas aventuras.
Nárnia tem também os seus vilões, nomeadamente a Bruxa Jadis, que não é mais do que o Diabo daquele mundo. Felizmente, também mora lá Aslan, um leão gentil e forte. Aslan é a encarnação de Jesus em Nárnia. Embora isso nunca fique totalmente explícito, C.S. Lewis deixa esses factos muitas vezes implícitos nos livros (às vezes quase descaradamente).
Existem 7 livros da série "As Crónicas de Nárnia". Esses livros não seguem a ordem cronológica do mundo de Nárnia, mas uma ordem lógica que vai revelando mais e mais detalhes apaixonantes à medida que a história se desenrola. Segundo a ordem que C.S. Lewis atribiuiu temos:
1 - O Leão, a Bruxa e o Guarda-Roupa (retrata a vida e morte de Jesus)
2 - O Príncipe Caspian (retrata o mundo moderno)
3 - A Viagem do Caminheiro da Alvorada (retrata a peregrinação interior de cada alma)
4 - O Cavalo e o seu Rapaz (retrata a vida dos cristão na época do expansionismo islâmico)
5 - O Trono de Prata (um pouco como o #3)
6 - O Sobrinho do Mago (retrata o Génesis)
7 - A Última Batalha (retrata o Apocalipse)
Há ainda a ordem cronológica segundo o Mundo de Nárnia (que pode ser um pouco mais compreensível para as crianças):
1 - O Sobrinho do Mago
2 - O Leão, a Bruxa e o Guarda-Roupa
3 - O Cavalo e o seu Rapaz
4 - O Príncipe Caspian
5 - A Viagem do Caminheiro da Alvorada
6 - O Trono de Prata
7 - A Última Batalha
Os livros são muitos bons, mas as adaptações que têm vindo a ser feitas para o grande ecrã são, na minha opinião, ainda melhores! Mais maduros e mais profundos, permitindo que pessoas mais velhas gostem e aprendam com os filmes.
Já foram realizados "O Leão, a Bruxa e o Guarda-Roupa" (2005) e "O Princípe Caspian" (2008). Neste Natal, estreou "A Viagem do Caminheiro da Alvorada". Já o vi e recomendo! Sobretudo porque este terceiro filme esteve quase para não ver a luz do dia, porque a Disney deixou de o patrocinar... O financiamente passou para a 20th Century Fox, mas é preciso que o filme seja um êxito de bilheteiras se queremos que todos os 7 livros cheguem a filmes!
Portanto, melhor do que Harry Potter ou Crepúsculo, que tal ler e visionar "As Crónicas de Nárnia" neste Natal? Afinal, não há nada melhor para aguçar as nossas imaginações que esta época do ano tão alegre e colorida!
Sem comentários:
Enviar um comentário