CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

domingo, 5 de setembro de 2010

SABEDORIA QUE ILUDE OS SÁBIOS

Parece que o grande cientista Stephen Hawking (que eu muito admiro como pessoa e como cientista) veio a público anunciar a publicação de um seu livro em que exclui a possibilidade de ter sido Deus a criar o Universo.

Confesso que, ao começar a ler esta notícia, fiquei a pensar que o cientista descobrira uma qualquer Lei da Física ou alguma equação matemática que tornasse a existência de Deus uma impossibilidade lógica. Fiquei desapontado ao saber que, afinal, a premissa do cientista tem a ver com a possibilidade de existência de vida noutros planetas ou universos, o que tornaria redundante a Criação do Homem.

Ou seja, este não é um argumento científico, mas teológico.
Já discuti, na caixa de comentários de 2 posts deste blog (aqui e aqui), como a existência de vida extraterrestre não é um argumento contra a existência de Deus, sendo que já vários teólogos se debruçaram sobre o tema.

Mas há aqui algo mais profundo... algo que é muito adequado às leituras deste Domingo. Stephen Hawking é um grande sábio, mas parece que se embriagou com a sua sabedoria, ao ponto de a tornar imprescindível para a realidade do Mundo.
O raciocínio dele é: "não compreendo por que Deus criaria outros mundos, logo Deus não existe"...
Será que ele nunca pensou que talvez Deus tenha motivos que ele desconhece... ou que não encaixam nos nossos limitados conceitos? Será que a existência de um Ser racional e complexo (tal como nós) está contingente da nossa compreensão das suas acções? Será que a existência seja do que fôr está contingente da nossa compreensão do Universo? O antropocentrismo bíblico (que os sábios criticam quando falam de vida extraterrestre) não é tão antropocêntrico como o antropocentrismo racionalista dos cientistas...

Quem adere a este antropocentrismo racionalista perde a humildade que deve caracterizar um bom religioso... mas também perde a humildade que deve caracterizar um bom cientista...

Por isso, torna-se pertinente a 1ª Leitura deste Domingo... tirada do Livro da Sabedoria:

"Que homem, pois, pode conhecer os desígnios de Deus, e penetrar nas determinações do Senhor?
Tímidos são os pensamentos dos mortais, e incertas as nossas concepções; Porque o corpo corruptível torna pesada a alma, e a morada terrestre oprime o espírito carregado de cuidados.
Mal podemos compreender o que está sobre a terra, dificilmente encontramos o que temos ao alcance da mão. Quem, portanto, pode descobrir o que se passa nos céus?
E quem conhece vossas intenções, se vós não lhe dais a Sabedoria, e se do mais alto dos céus vós não lhe enviais vosso Espírito Santo?
Assim se tornaram direitas as veredas dos que estão na terra; os homens aprenderam as coisas que vos agradam e pela sabedoria foram salvos."
Sb 9:13-18

Oh, Pai Celeste, bendito sois vós, pois ocultastes estas coisas aos sábios e as mostrastes aos humildes!

Actualização: A propósito deste post, ver este site aqui

2 comentários:

Anónimo disse...

Fiz do Evangelho o meu maior Tesouro...

Santa Teresinha do Menino Jesus.

Um Santo Domingo

Alma peregrina disse...

Uma frase sublime! Obrigado por partilhar!

Bom Domingo na Paz de Cristo!