CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

domingo, 14 de março de 2010

#38 - A MEDALHA DE S. BENTO



A ideia para esta medalha proveio da grande devoção que S. Bento de Núrcia (o fundador do monaquismo ocidental e refundador da civilização ocidental) tinha pelo Sinal da Cruz, enquanto símbolo da protecção contra qualquer mal.





















Remontando aos séculos XII ou XIV d.C., a Medalha de S. Bento contém uma Cruz com várias inscrições. Na barra vertical aparecem os caracteres CSSML, significando Crux Sancta Sit Mihi Lux ("A Cruz Santa seja a minha Luz"). Na barra horizontal surge NDSMD, significando Non Draco Sit Mihi Dux ("Não seja o Dragão o meu guia"). Em cada um dos quatro lados da Cruz temos CSPB, ou seja Crux Sancti Patris Benedicti ("Cruz do Santo Pai Bento"). Ao longo da Medalha surge também (começando pela parte superior, no sentido dos ponteiros do relógio) VRS NSMV SMQL IVB, que são as iniciais de Vade Retro Satana, Non Suade Mihi Vana, Sunt Mala Quae Libas, Ibse Venena Bibas ("Para trás, Satanás! Não me seduzas com coisas vãs! São coisas más as que me brindas! Bebe tu mesmo o teu veneno!")

.
No outro lado da Medalha aparece uma figura de S. Bento de Núrsia com a seguinte inscrição: Ejus in obitu nostro praesentia muniamur (i.e. "Sejamos protegidos na hora da morte pela sua presença").

.
É um sacramental, tal como o Escapulário ou a Medalha Milagrosa, que demonstram a piedade popular às coisas sagradas do Cristianismo.

Sem comentários: