CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

domingo, 27 de janeiro de 2013

AS CASAS DE LUXO DO VATICANO (mais desinformação jornalística)

Mais uma notícia que é uma simples peça de desinformação.

Mais uma refutação factual e rápida, só para demonstrar a ignorância da jornalista.

1) Logo na figura, aparece a legenda "O Papa Bento XVI no seu luxuoso trono, em 2009". Isto denuncia imediatamente a falta de objectividade e a agenda secreta da jornalista.
.
Embora não tenha sido dito explicitamente, tal legenda baseia-se no mito (bastante difundido) segundo o qual o trono papal é de ouro. Mentira: é um trono pintado de dourado. Interiormente é de madeira.

Também é uma obra artística de Bernini, constituíndo um património histórico que foi confiado à Igreja e NÃO pode, pelas leis internacionais, ser vendido.

2) A jornalista diz que o Tratado de Latrão fez com que o Vaticano reconhecesse o fascismo de Mussolini. Mentira: Foi exactamente o oposto. No tratado, foi a Itália de Mussolini quem reconheceu a existência do Estado do Vaticano.

3) A jornalista diz que o dinheiro foi aceite pelo Vaticano para reconhecer o regime fascista de Mussolini. Mentira: o dinheiro foi uma compensação pelo roubo despudorado que a Igreja Católica sofreu aquando da invasão/conquista dos Estados Pontifícios aquando da unificação da Itália.

Isto é uma tentativa de "colar" a Igreja ao regime fascista. Não pega, uma vez que o papa que assinou o Tratado de Latrão (o Papa Pio XI) também publicou uma encíclica em que condenava o fascismo italiano.

4) A jornalista diz que o Vaticano comprou "em segredo" os ditos prédios de luxo. Ora, como o próprio Vaticano veio agora clarificar, não foi em segredo coisíssima nenhuma. Nem está provado que o Vaticano tenha cometido qualquer ilegalidade, ou feito qualquer coisa que qualquer outro investidor não tenha feito.

Sem comentários: