CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

domingo, 27 de janeiro de 2013

A "BOA" NOTÍCIA DOS REGRESSOS AOS MERCADOS

O Governo celebra o regresso aos mercados como um triunfo das políticas de austeridade.
.
Agora, não quero entrar na pueril discussão de saber se tal regresso se deveu aos méritos do Governo ou à intervenção do Banco Central Europeu. Partamos do princípio que se deveu tudo aos méritos do Governo.

O que dizer disso?

Em primeiro lugar, os fins não justificam os meios. O Governo pode ter conseguido regressar aos mercados. Mas a custo de ter privado irmãos nossos, pessoas humanas dotadas de infinita dignidade, do direito ao emprego (direito assim definido na Doutrina Social da Igreja), do direito a não-emigrar (como dito recentemente pelo nosso Papa) e pelos direitos a uma boa Educação e Saúde (que foram deterioradas severamente pelas políticas economicistas).

Mas, sobretudo, deve-se dizer que isto não é triunfo nenhum.

Significa, unicamente, que os mercados estão dispostos a emprestar-nos novamente dinheiro.

Significa, por isso, simplesmente que vamos continuar a endividar-nos. Que vamos continuar a pagar dívidas contraindo mais dívidas, acumulando os juros numa espiral infinita.

O que significa que vamos continuar a depender de um sistema económico baseado na usura, que vira as costas ao Ser Humano nos maus momentos, não tendo pejo em escravizá-lo para se perpetuar.

Ou seja, assim que o ciclo económico voltar a contrair-se (isto, partindo do pressuposto que vai melhorar), a austeridade regressará e mais direitos sociais serão irreversivelmente sacrificados.

Um verdadeiro triunfo será quando aderirmos a um sistema económico que tenha por base a Solidariedade... e, como objectivo último, a auto-realização e bem-estar do Homem e de cada um.

Sem comentários: