CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

sábado, 27 de novembro de 2010

A GREVE DA ALMA

Sem dúvida que uma das principais causas de pobreza em Portugal é a injustiça laboral propagada pelo actual Governo. Nesse aspecto, a convocação da Greve Geral da passada 4ª feira é um marco da participação cívica portuguesa... uma forma de luta justa e legítima que, a custo do sacrifício de muitos trabalhadores, visou restituir ao Povo alguma dignidade e justiça. Protestar contra situações escabrosas como esta é bastante salutar. A Conferência Episcopal Portuguesa concorda com o que eu estou a dizer.

No entanto, esta greve estava automaticamente viciada desde o princípio. Pelo que, longe de obter o seu efeito desejado, apenas conseguiu obter isto.

Mas então, que fazer? Cruzar os braços? Não. Não é isso que eu digo... mas acho que devemos procurar a solução mais fundo...


Então, quais são as causas desta greve?

Sem dúvida... os trabalhadores portugueses desejam que lhes sejam restituídos os direitos e salários que eles merecem. E terão toda a razão em fazê-lo! Mas estão a lutar por eles próprios, pelos seus próprios direitos e pelos seus próprios salários!

Não lutaram tanto nem se sacrificaram tanto para defender a santidade do Casamento ou a vida das crianças não-nascidas. Não mexeram uma palha para lutar por algo que não os beneficiava directamente (ou que eles julgam que não os beneficia directamente), mesmo que fosse o mais certo!

Quando é que os portugueses lutaram, além desta greve? Em que outras circunstâncias os portugueses se sacrificaram por uma causa, ainda que fosse uma causa que lhes dizia respeito?

Nas eleições legislativas, claro está! Quando fizeram ouvidos moucos aos seus bispos e aos católicos que lutavam por aquilo que era realmente importante! Quando preferiram ouvir as promessas vazias dos demagogos à própria Voz de Deus! Venderam o seu voto a quem lhes deu o preço mais alto!

Mas esses políticos... esses mesmos políticos que compraram o Povo, esses políticos de quem a sã Doutrina nos acautelava... esses políticos que prometeram mundos e fundos... são agora a causa das injustiças sociais que nos afectam a todos!

Qualquer um percebe que alguém que está disposto a sacrificar criancinhas quando são um fardo... estará certamente disposto a sacrificar os trabalhadores quando eles forem um fardo para o Estado. Qualquer um percebe que alguém que pretende remodelar o Casamento ao sabor do capricho de qualquer um... estará certamente disposto a remodelar a Sociedade ao sabor dos seus próprios caprichos. Qualquer um percebe que alguém que facilita o Divórcio, rejeitando a inviolabilidade do compromisso assumido no Matrimónio... estará certamente disposto a rejeitar os seus próprios compromissos eleitorais. Para esses políticos, não existe Verdade, nem Virtude... existe tão somente o Presente e aquilo que eu posso aproveitar dele. Seria possível que alguém que professa tamanho relativismo moral tivesse um pingo de decência para com o seu Povo?

Não sei se a Greve Geral de 4ª feira foi ou não benéfica!

Mas sei que não é suficiente!

Portugal apenas sairá do abismo quando fizer uma Greve Geral na sua própria alma. Greve aos facilitismos, aos chico-espertismos, ao próprio umbigo! Foi tudo isso que nos trouxe até aqui! Se desculpamos essas atitudes na nossa vida, como podemos culpá-las nos políticos? Eles são um mero reflexo da sociedade que neles vota!

Esta Greve tem o propósito da reinvidicação. O que, em si, não é mau. Mas podia ser tão melhor!

É que a reinvidicação não é mais do que uma forma de competição. Competição entre os sindicatos e as forças empregadoras (nas quais se inclui o Estado).

Para forças anticapitalistas, os Sindicatos usam de formas de pensar muito capitalistas... como "Competição". Se eles pensam que a competitividade capitalista é fonte de miséria laboral, como podem considerar que a competitividade anticapitalista é diferente?

A Doutrina Social da Igreja coloca a ênfase na "Cooperação". Que mais não é do que o Amor (a Caritas cristã) aplicada às estruturas sócio-económicas. Precisamos de todos para sair desta crise. TODOS! Trabalhadores, patrões, investidores, políticos... até das crianças que irão sustentar a Segurança Social do Futuro.

Portugal apenas sobreviverá quando deixarmos de pensar apenas em nós próprios e abrirmos o coração aos outros!

Sem comentários: