CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

OS BISPOS E A POBREZA

A Conferência Episcopal Portuguesa reuniu-se de 08 a 11 de Novembro para discutir a pobreza e emitiu um documento muito corajoso e acertado sobre a pobreza em Portugal... nomeadamente que:
"... a grave situação que o nosso País atravessa convidam todos a enfrentá-la com espírito patriótico de coesão responsável entre forças políticas, agentes económicos, organismos sociais, movimentos culturais, comunicação social e cada cidadão como participante activo. O bem comum da nação assume prioridade nos critérios da construção do nosso futuro. Lucros indevidos, meros proveitos eleitorais e resultados oportunistas não servem a recuperação nacional. As medidas de austeridade, para merecerem acolhimento benévolo dos cidadãos, têm de ser acompanhadas de forte intervenção na correcção de desequilíbrios inaceitáveis e de provocantes atentados à justiça social. É hora para pôr cobro à atribuição de remunerações, pensões e recompensas exorbitantes, ao lado de pessoas a viver sem condições mínimas de dignidade. Os Bispos propõem caminhos de conversão, dentro do autêntico espírito evangélico, como grande esperança para o futuro. Todos devem sentir-se responsáveis pelas causas motivadoras da actual situação, uma vez embarcados no consumismo do supérfluo e seduzidos pelos bens materiais como centro de uma vida feliz. É hora para repensar as atitudes éticas e cívicas com lucidez vigorosa, com coragem para congregar as energias necessárias no esforço de reformas profundas no estilo de vida, e alicerçada com esperança no humanismo aberto à transcendência e para muitos alimentada no Pai comum que a todos irmana."



É pena que esta intervenção peque por tardia. E, sobretudo, é pena que os bispos apenas apresentem este tipo de coragem política quando se trata de temas relativamente consensuais como a luta contra a pobreza... mas não tanto em relação a outros aspectos da Doutrina que mereciam igual ou maior atenção (dada a desobediência generalizada a esses mandamentos).

Sem comentários: