CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

sábado, 13 de novembro de 2010

UM COMBATE DE TITÃS (e sobre como ele destrói as casas dos pobres humanos)

Dado que resolvi devotar alguns posts ao tema da pobreza, sem dúvida que não posso esquecer-me de abordar também as causas políticas desta pobreza...

Desde o século XIX d.C., temos vindo a assistir a uma guerra de titãs pela supremacia mundial. Os titãs em combate são dois... o Capitalismo (i.e. a Direita) e o Comunismo (i.e. a Esquerda). Com a Queda do Muro de Berlim, o Comunismo foi mortalmente ferido... mas veio em seu auxílio o seu irmãozinho, o Socialismo, que ainda hoje peleja contra o Capitalismo.

Apesar de estarmos a falar de dois gigantes que disputam a coroa do Poder Mundial, o problema é que a maioria das pessoas desconhece o que eles significam. Geralmente, as pessoas votam na Direita e na Esquerda por influência de outros factores socio-culturais... e não por saberem bem a diferença entre as duas opções e por terem feito uma escolha informada.

Como eu não pretendo tomar o partido de nenhum destes dois monstros, vou deixar que sejam eles a fazer o trabalho sujo por mim e a matarem-se mutuamente.

VÍDEO DA DIREITA (Hayek) CONTRA A ESQUERDA (Keynes)

VÍDEO DA ESQUERDA (Marx) CONTRA A DIREITA (capitalistas)

É interessante que as acusações que a Esquerda faz à Direita pela miséria actual são semelhantes às acusações que a Direita faz à Esquerda. A Esquerda afirma que a miséria é causada por uma elite corrupta de magnatas sem escrúpulos, enquanto a Direita afirma que a miséria é causada por uma elite corrupta de burocratas estatais. Ora, eu afirmo (e a Igreja afirma) que a miséria é causada por uma elite corrupta na alma de cada pessoa... chamem-lhe Legião, mas eu chamo-lhe "pecados".

A Esquerda culpa a Direita pelo endividamento das pessoas, porque os capitalistas, para fomentarem o consumo de bens sem aumentarem os salários, incentivaram ao uso de crédito. Mas a Direita culpa a Esquerda pelo endividamento das pessoas, porque os princípios socialistas keynesianos afirmam que o Estado deve promover o consumo e desincentivar a poupança, para manter o fluxo de capital. Ambos têm razão... e, por isso, ambos são igualmente culpados. Porque tanto o Capitalismo como o Socialismo/Comunismo se apresentam como messias seculares, quando existe apenas um Messias! E de que mal nos querem salvar esses (pseudo)messias seculares? Da pobreza, obviamente... Esse é o principal mal para eles. E combate-se com o mero enriquecimento, com especial destaque para as aparências de prosperidade. Deste modo, tanto o Capitalismo como o Socialismo/Comunismo incentivam o materialismo consumista e hedonista, este sim, responsável pelo actual endividamento das pessoas, famílias e nações... E é esse materialismo o responsável pela actual crise económica nacional e internacional. E tanto o Capitalismo como o Socialismo/Comunismo disponibilizaram às pessoas as estruturas necessárias para que tal fosse possível.

A Igreja, por sua vez, afirma que o principal mal não é a pobreza, mas o Pecado. E, por estranho que pareça, a pobreza erradica-se precisamente combatendo o pecado. Todas as pobrezas, materiais e espirituais, têm como fonte o Pecado Original que nos toca a todos. E, por isso, a luta contra a pobreza, implica a luta contra o pecado. Nas estruturas sociais, sem dúvida. Mas nunca esquecendo os nossos próprios corações.

Sinto-me feliz por Deus ter instituída esta Igreja, cuja Doutrina Social me isenta de ter de escolher entre o mal do Capitalismo e o mal do Socialismo. O Capitalismo fala de Liberdade individual, asfixiando a Solidariedade colectiva para a obter. O Socialismo fala de Solidariedade, oprimindo a liberdade das pessoas e das organização sob o peso de um Estado omnipotente. São meias-verdades. Mas a Igreja fala a Verdade. Pega nas meias-verdades do Capitalismo e do Socialismo e utiliza-as, desprezando o lixo dispensável que as envolve.

Tal como na mitologia pagã, os titãs apenas foram vencidos pelos deuses. Os titãs do Capitalismo e do Socialismo podem digladiar-se eternamente. E, fazendo-o, vão varrendo o nosso mundo, destruindo as nossas minúsculas casas no decurso das suas batalhas. Mas Deus pode travá-los. Só que Deus apenas aparece onde é convidado...

Sem comentários: