domingo, 30 de agosto de 2009
CITAÇÃO DO MÊS (a propósito das próximas eleições)
#7 - ESCAPULÁRIO
.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
AUGUST RUSH
AINDA BEM...
Aqui está o porquê...
"Senhor Presidente da Assembleia da República Excelência:
HUUUUM...
domingo, 23 de agosto de 2009
#6 - BASÍLICA DE CZĘSTOCHOWA
Não é de espantar, pois, que a Polónia considere esta imagem como um símbolo da sua soberania nacional.
sábado, 22 de agosto de 2009
#5 - CRISTO REDENTOR
Tendo criado, aquando da sua construção, uma acesa polémica que dividiu o Brasil entre católicos e protestantes, acabou por tornar-se um dos ex-líbris deste país, sendo visitado anualmente por milhares de pessoas.
Figura no Guiness Book of Records como a maior estátua de Jesus Cristo alguma vez construída e foi eleita uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
#4 - CONVENTO DE CRISTO
Situado na cidade portuguesa de Tomar, foi fundado no séc. XII pelo Grão-Mestre da Ordem dos Templários.
Quando esta ordem religiosa foi dissolvida (mercê de uma perseguição religiosa que ainda hoje macula a história da nossa Igreja), o Rei D. Diniz integrou as suas pessoas e bens numa nova ordem: a Ordem de Cristo. É daí que vem o nome deste monumento.
Mas talvez o que mais torna célebre este monumento seja a Janela do Capítulo, que é o exemplo mais puro e ilustrativo do que é realmente o estilo manuelino.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
EU NÃO ACREDITO...
#3 - A BÍBLIA
A Bíblia divide-se em Antigo e Novo Testamentos.
O Antigo Testamento (que é partilhado com a fé judaica) narra a Criação do Mundo e do Homem por Deus, a Queda do Homem, e a história da nação israelita (fundada numa Aliança entre Deus e a Humanidade). Neste Antigo Testamento sobressaem dois componentes fundamentais: a Lei (dada a Moisés por Deus, contendo um código moral que se traduziria no código legal de Israel) e os Profetas (que permitiram uma interpretação correcta da Lei sempre que Israel se desviava da verdadeira Vontade Divina). Ainda no Antigo Testamento, é possível ler inúmeras pérolas de sabedoria antiga (leia-se o livro dos Provérbios e da Sabedoria), bem como belas poesias (vide os Salmos e o Cântico dos Cânticos).
O Novo Testamento (que é exclusivo da fé cristã) narra a forma como Deus encarnou na Humanidade para salva-la, as palavras que Ele pregou e a forma como Ele foi morto e depois ressuscitou. Também (e em paralelo com a história de Israel do Antigo Testamento) conta os primórdios da história da Igreja, o novo Povo Prometido que difundiria a Sua fé por todo o Mundo. Aqui, a Lei e os Profetas são substituídos (ou antes, complementados) pela Graça de Deus… só através da Sua Graça é possível ao Homem salvar-se, mediante uma correcta aplicação da Lei (que deve ser lida à luz do Amor).
A Bíblia contem alguns dos primeiros livros a serem escritos em todo o Mundo… e também foi o primeiro livro a ser impresso. Dada a forte componente judaico-cristã da civilização ocidental, é inegável que a Bíblia teve um impacto profundo na história humana. É um dos livros mais difundidos, tendo sido traduzido para todas as línguas e publicado em todos os países com o mínimo de liberdade religiosa. Inspirou inúmeras obras de arte em todo o mundo e em todas as correntes artísticas concebíveis. As suas personagens, enredos e provérbios tornaram-se um património comum da Humanidade, sendo citados e aproveitados mesmo por aqueles que não acreditam no Cristianismo (ou mesmo por aqueles que detestam o Cristianismo).
#2 - MOSTEIRO DA BATALHA
terça-feira, 11 de agosto de 2009
#1 - BAPTISTÉRIO da Basílica de Sta. Maria del Fiore
.
Dante Alighieri foi baptizado aqui, e pensa-se que as cenas do tecto o terão inspirado a escrever a sua famosa "Divina Comédia".sábado, 8 de agosto de 2009
AS 7 MARAVILHAS DA IGREJA (candidaturas)
Uma das causas da baixa participação (apontadas por alguns dos meus comentadores habituais) teve a ver com o facto de eu não ter especificado muito bem aquilo que eu pretendia. Mas eu não queria limitar a liberdade e a criatividade das pessoas que propunham as candidaturas. Nesse aspecto, tive muito sucesso, porque algumas das candidaturas propostas fizeram-me pensar e aumentar o meu leque de opções.
Por exemplo, o Joaquim propôs o Santo Sudário... e eu sinto-me forçado a concordar que este pode ser, de facto, uma das maravilhas da Igreja. Assim, eu alarguei a categoria de "maravilha da Igreja" para além das meras maravilhas arquitectónicas e artísticas... para incluir também as maravilhas culturais e sacramentais que são património da Igreja.
Por outro lado, a MJG sugeriu-me nomes de santos. Infelizmente, penso que incluir pessoas nesta categoria de "maravilha da Igreja" seria um pouco desumanizador e até confuso (imagine-se que um papa figurava como maravilha da Igreja ao lado de uma catedral). De qualquer das formas, acho que aqui se encontra o embrião de uma iniciativa que poderei organizar posteriormente (alguma coisa semelhante aos "10 grandes portugueses", mas com personalidades da Igreja). Por isso, agradeço na mesma o contributo sincero e produtivo desta minha amiga!
Entretanto, surgiram outros problemas. Por exemplo, a Maria João propôs a Igreja da Natividade. Mas a Igreja da Natividade não é património exclusivo da Igreja Católica, sendo também partilhada por outras igrejas. No entanto, penso que, dado que a Igreja da Natividade (bem como a Igreja do Santo Sepulcro) são, de facto, parcialmente pertença da Igreja Católica, podem ser consideradas como sendo maravilhas da Igreja. Tal como Göreme, que já não é utilizada (por ter sido ocupada pelos turcos), mas que foi construída pela Igreja e que ainda retém resquícios de um património religioso riquíssimo.
Além disso, surgiram algumas sobreposições: por exemplo, foram nomeados tanto a Cidade-Estado do Vaticano como a Arquibasílica de S. Pedro ou a Capela Sistina (que pertencem ao Vaticano). No entanto, creio que estes monumentos são tão importantes que podem muito bem constituir uma candidatura independente e separada.
Resolvi proceder também a algumas modificações ao projecto inicial (e por isso, peço perdão aos meus leitores). Assim, a votação irá estender-se ao longo de todo o ano 2010. Até ao fim do presente ano eu farei uns posts nos quais apresentarei uma breve descrição de cada uma das candidaturas (por forma a que as menos conhecidas não sejam prejudicadas face às mais conhecidas). Deste modo, quem quiser apresentar mais nomeações, pode fazê-lo até 31 de Dezembro de 2009, enviando-as para pilgrimsoul1@gmail.com.
Por isso, sem mais delongas, apresento aqui os 35 candidatos:
1) Baptistério da Basílica de Sta. Maria del Fiore
Localização: Florença, Itália
Localização: Batalha, Portugal
Autor: Espírito Santo
Localização: Capadócia, Turquia
Localização: Tepeyac, México