CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

domingo, 30 de agosto de 2009

#7 - ESCAPULÁRIO

O escapulário é um sacramental aprovado pela Igreja Católica (ou seja, é um objecto material que aproxima o seu proprietário do Sagrado e que cujo uso deve servir para aumentar a sua devoção). Existem dois tipos de escapulários: o monástico e o devocional.
.
O escapulário monástico é uma peça de vestuário consistindo numa tira de tecido suspensa pelos ombros sobre o peito e sobre as escápulas do seu utilizador. É usado por monges associados a certas Ordens Religiosas.

O escapulário mais conhecido é o escapulário devocional, que consiste em dois pequenos rectângulos de tecido (um para usar sobre o peito e outro sobre o dorso) que ficam unidos por um fio que se apoia sobre os ombros. Nesses rectângulos podem estar (ou não) cosidas imagens ou textos sagrados. Existem vários escapulários devocionais, mas o mais conhecido é o Escapulário Castanho de Nossa Senhora do Carmo.



Este Escapulário foi instituído pela própria Virgem Sta. Maria ao visionário S. Simão Stock (que orava pedindo auxílio para a sua Ordem). Nossa Senhora terá então aparecido e prometido que aqueles que usassem o escapulário com fé seriam salvos. Todos os escapulários devocionais estão ligados a alguma indulgência.
.
Naturalmente o escapulário em si não salva a pessoa. O escapulário não pode ser usado de forma supersticiosa, como um amuleto. É necessário que o cristão viva uma vida de Fé, Esperança e Caridade e nenhum objecto, por muito sagrado que seja, o pode isentar dos seus deveres. No entanto, para aqueles que desejam honestamente conhecer e seguir a Vontade de Deus, o escapulário é uma ferramenta poderosíssima, porque implica a protecção e a orientação de nossa misericordiosa Mãe.

Sem comentários: