CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

A VERDADEIRA ESSÊNCIA DO PAI NATAL...

Muitos cristãos encontram-se alarmados pela importância que a nossa cultura actual dá ao Pai Natal em detrimento do Menino Jesus. Tal preocupação é justificada, porque o Pai Natal pode ser um sinal da descristianização do Natal e da sua transformação num festival de consumismo e materialismo contrários à mensagem cristã que esta quadra procura veicular.

Todavia, não nos devemos esquecer que o Pai Natal também é um produto cristão. Talvez devêssemos re-cristianiza-lo em vez de confrontarmos uma figura que já se enraizou no imaginário comum, despertando a simpatia de muitos...

Ora, acontece que o Pai Natal mais não é que uma imagem de S. Nicolau, um bispo da cidade de Mira (na actual Turquia), o qual viveu nos séc.s III-IV d.C. Tanto o Pai Natal como S. Nicolau eram velhinhos com uma barba simpática. As roupas características do Pai Natal mais não são do que o vermelho e branco das vestes episcopais. E o nome anglo-saxónico do Pai Natal ("Santa Claus") é uma deformação de "Saint Nicholaus".

S. Nicolau é, entre outras coisas, o padroeiro da Rússia e é muito venerado nas Igrejas Ortodoxas Orientais (as quais, recorde-se, encontram-se em cisma com a Igreja Católica desde 1054).

Este santo também é visto como o padroeiro das crianças, uma vez que, segundo a lenda, terá ressuscitado 3 meninos que um talhante cruel matara e planeava vender como carne de porco. O mesmo S. Nicolau terá oferecido a quantia suficiente de dinheiro a um homem pobre que não tinha dinheiro para pagar o dote das suas 3 filhas... como esse homem recusava caridade, S. Nicolau teria deixado cair 3 sacos de dinheiro pela chaminé, os quais teriam sido recolhidos por meias penduradas à lareira para secar.

Ao longo dos séculos, estas histórias começaram a confundir-se e começou a tradição de, no dia de S. Nicolau, deixar prendinhas às crianças em meias penduradas à lareira.

Esta tradição é muito bela e ilustra as virtudes cristãs da dádiva e da solidariedade. Que bom que é podermos oferecer prendas às pessoas amadas, ainda que uma vez por ano! O problema está quando a dádiva se torna obrigação, ou quando a ênfase deixa de estar no "dar", mas no "receber"!

Pois bem, neste Natal, o Pai Natal voltou a dar-nos uma lição sobre o valor do "dar" no Cristianismo. Segundo esta notícia, a Igreja Católica terá oferecido as relíquias de S. Nicolau à Igreja Ortodoxa Russa. Nesta dádiva, S. Nicolau contribuiu para estreitar ainda mais os laços destas irmãs separadas há quase 1 milénio! O Pai Natal não é uma ameaça quando aponta directamente para Cristo! Deo Gratias!

3 comentários:

Alma peregrina disse...

Fotografia representando uma escultura de S. Nicolau em Dam (Amsterdão).
Autor: Alix Guillard

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sinter-claes-saint-nicolas-dam800.jpg

http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

Canela disse...

Muito importante, esta informação que nos trazes (penso eu).

Votos de um 2009 muito abençoado.

joaquim disse...

Belíssimo e actual texto!

Obrigado meu amigo, pois aprendi algo mais na minha vida.

Abraço amigo em Cristo