CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

sábado, 7 de julho de 2012

A «PARTÍCULA DE DEUS»

Apesar de não ter visto muito apropriamento do tema por parte dos ateus, vi alguns cristãos (poucos) meus amigos a reagirem adversamente à descoberta da chamada "partícula de Deus" (i.e. o bosão de Higgs).
Alguns pensaram que tal partícula constituíria a "matéria de que Deus é feito". Outros que tal partícula estaria na génese do Universo.
Independentemente disso, parece que algumas pessoas terão pensado que se trata de uma descoberta científica que refuta a existência de Deus.

Não é assim, de todo. E a prova está em que a Igreja Católica (na esteira daquilo que já é sua tradição) veio saudar entusiasticamente mais esta descoberta científica como uma contribuição positiva para a Humanidade.

Então, o que está verdadeiramente em causa aqui?

Em primeiro lugar, convém saber o que é, afinal, essa bendita "partícula de Deus". Veja-se o vídeo abaixo, que explica tudo de forma clara e concisa (notar que o vídeo foi feito antes da descoberta desta semana).



Então, o que é que o bosão de Higgs tem a ver com Deus?

Bem, absolutamente nada. "Partícula de Deus" é uma alcunha que surgiu acidentalmente. O Prémio Nobel  Leon Lederman teria escrito um livro sobre o bosão, livro esse que teria como título "The Goddamn Particle" (que significa "A Partícula Maldita") dado ser tão difícil prová-la cientificamente. Mas esse título está escrito num calão que poderia ser considerado ofensivo. O editor do livro terá censurado tal título, que então terá sido transformado em "The God Particle", i.e. "A Partícula de Deus". Esta alcunha pegou, dado que o bosão de Higgs será uma partícula que compõe um campo omnipresente que sustenta toda a matéria... tal como Deus. A hsitória da alcunha pode ler-se aqui.

Em suma, os cristãos não devem temer o bosão de Higgs.
E talvez devêssemos respeitar os desejos do Prof. Higgs e abandonar essa alcunha. É que Higgs é ateu e (tendo sido totalmente alheio à génese de tal alcunha) ainda por cima deplora o seu uso. Mesmo para os cristãos, gera mais confusão do que conhecimento...
.

Por isso deixemos de lhe referir como "Partícula de Deus", tratando-a pelo seu real nome: o bosão de Higgs. E aceitemos o conhecimento científico, sem o temer, porque Deus é bem maior do que qualquer partícula.

2 comentários:

Unknown disse...

É muito importante esclarecer, sabia que ias fazê-lo.
Bom post!
Bom fim-de-semana! :)

Alma peregrina disse...

Obrigado!
Bom fim de semana!

Pax Christi