CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

sábado, 26 de junho de 2010

O QUE A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL DEVE À IGREJA CATÓLICA


Nos últimos meses, a Igreja Católica foi alvo de graves críticas, umas justas e outras injustas, umas proporcionadas e outras desproporcionadas... O problema com muitas das críticas à Igreja Católica é que, na grande maioria dos casos, não visam ser construtivas ou objectivas, mas tão somente silenciar uma voz incómoda na sociedade através da sua descredibilização.



Já todos sabemos que a Igreja cometeu vários erros no Passado (e, enquanto instituição humana, continua a cometê-los no Presente e continuará a cometê-los no Futuro)... no entanto, também já todos sabemos que a Igreja já pediu desculpas por esses erros... e que muitos desses erros são inflacionados e deturpados para servir a supracitada agenda.



Mas a Igreja também fez muitas coisas boas no Passado (e, enquanto instituição humana com mandato divino, continua a fazê-las no Presente e continuará a fazê-las no Futuro). E é inadmissível que as nossas elites continuem a louvar a Civilização Ocidental como fruto exclusivo da Civilização Greco-Romana e do Iluminismo, esquecendo e negligenciando o rico contributo da Idade Média e da Civilização Judaico-Cristã.



Não, a Idade Média não foi uma Idade das Trevas... pelo menos, não o foi mais do que o "glorioso" século XX. E se houve Idade das Trevas, foi a Igreja Católica quem ajudou a Europa a sair dela. Não, a Igreja Católica não foi uma fonte de obscurantismo e de ignorância. É difícil acusar a instituição que criou a Universidade de ser fonte de obscurantismo e de ignorância.



Este é um dos equívocos que este livro tenta desfazer. "O que a Civilização Ocidental deve à Igreja Católica" é um livro que mostra, como o próprio nome indica... o que a Civilização Ocidental deve à Igreja Católica.



Poderá o leitor ficar a saber do pioneirismo da Igreja Católica em várias áreas...

... no Direito (pois o Direito Ocidental nasceu do revivalismo do Direito Romano que o Direito Canónico impeliu)...

... na Economia (pois a primeira teoria do Mercado surgiu nas universidades cristãs pela mão de clérigos católicos)...

... na Arte (inegável o contributo do Cristianismo para todas as artes, desde a literatura até à arquitectura, passando pela escultura e pela pintura)...

... no Humanismo (os Direitos Humanos tiveram o seu embrião nas reflexões dos teólogos católicos sobre a dignidade humana)...

... e, sim, até na Ciência (a Igreja Católica foi a maior mecenas e impulsionadora da Ciência da nossa civilização e a maior combatente da superstição). Na verdade, a Igreja foi a criadora da Universidade e, possivelmente, até do próprio método científico. E, tal como vem descrito no livro (embora eu pense que é um bocado despropositado dado o seu tema), o "caso Galileo" não foi a regra, mas a excepção... e mesmo esse "caso Galileo" tem muito que se lhe diga...



Para ficarem com o gostinho deste livro, deixo-vos os trailers de dois documentários que visam sensivelmente a mesma temática:



.
A não perder...

Sem comentários: