CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

domingo, 3 de janeiro de 2010

#35 - A CIDADE-ESTADO DO VATICANO


Trata-se de uma cidade-estado criada em 1929 com o Tratado de Latrão, tratando-se de um estado governado por uma monarquia sacerdotal em que o chefe-de-estado é o Papa, o bispo de Roma.
.
Ao longo dos séculos, a Igreja Católica tentou por vários métodos (nem sempre com sucesso) manter a sua independência face ao poder temporal. Previamente, tal era assegurado pelos Estados Pontificais, territórios na Itália Central sob a administração do Papa e que foram doados à Igreja pelo Imperador Pepino III, pai de Carlos Magno. Quando a Itália foi reunificada e os Estados Pontificais conquistados, o Papa passou aproximadamente meio século aprisionado dentro das muralhas do Vaticano até à assinatura do Tratado de Latrão com o ditador Benito Mussolini.
.
No entanto, o Vaticano já era tradicionalmente considerado o assento dos papas, desde que estes retornaram do seu exílio em Avignon. Isto porque terá sido na Colina do Vaticano que S. Pedro Apóstolo (o primeiro Papa) terá sido martirizado.
.
Vários dos candidatos a este concurso encontram-se no interior da Cidade-Estado do Vaticano, nomeadamente a Arquibasílica de S. Pedro do Vaticano, a Capela Sistina e a Pietá de Michelangello, sendo que as Arquibasílicas de S. Paulo-Fora-de-Muros, de S. João de Latrão e de Sta. Maria Maggiore também se encontram na sua jurisdição. Também de menção são os lindíssimos Jardins do Vaticano e a importância cultural dos Museus do Vaticano.

1 comentário:

Alma peregrina disse...

Fotografia
Autor: Nathan Wilkes
Site: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vatican_Tiber_View_2003-06-08.jpg
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/