CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O NASCIMENTO DE CRISTO


É um filme de 2006, mas que ainda assim recomendo para esta quadra natalícia (o DVD está à venda e deve encontrar-se, por esta altura, em qualquer loja da especialidade). Trata, nada mais, nada menos, do que a já conhecidíssima estória do nascimento de Cristo. Ainda assim, filmada de uma forma magistral e original.


Aquilo que mais me atrai neste filme é a forma como as personagens são retratadas de uma forma tão humana e realista. Realmente, raramente nos damos conta das questões e dúvidas que deverão ter cruzado as mentes da Virgem Sta. Maria e de S. José quando estes se preparavam para ser os pais do próprio Deus!


Outro ponto a favor deste filme: ao contrário do que é costume em filmes deste género, S. José não é uma figura apagada... A própria Maria aparece mais como uma figura secundária do que S. José (o que não lhe retira o protagonismo do filme, uma vez que ela é indispensável para todo o enredo... e isso até está mais de acordo com a humildade dela).


Além disso, é possível visualizar de forma muito humana a construção da relação conjugal entre Maria e José, sem que isso ponha em causa o dogma da Perpétua Virgindade de Maria (o que, infelizmente, é moda nos filmes modernos).


É perceptível para as crianças, mas ao mesmo tempo contém referências teológicas complexas e enriquecedoras (a omnipresente passagem do Profeta Elias ou o ataque da serpente).




.
Em resumo... um must para ver em família nesta época natalícia. Recomendo!

2 comentários:

jota disse...

Também recomendo. Gosto bastante deste filme.

J

Alma peregrina disse...

E já somos 2! Eheheh