CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

#24 - SACRAMENTOS

Em Teologia, um "sacramento" é algo que torna visível o invisível. No entanto, quando se fala em sacramentos, geralmente referimo-nos aos 7 Sacramentos (com "S" maiúsculo). Estes tornam visível a Graça de Deus, isto é, a força divina que nos ajuda a aproximarmo-nos d'Ele, a perseverarmos na Fé e a renunciarmos ao pecado. Os 7 Sacramentos são, sem sombra de dúvida, a coisa mais sagrada da Igreja Católica e constituem um tesouro cultural de inestimável valor para os católicos. Também ritualizam as diversas fases da vida do cristão, ajudando a imprimir um cunho cristão à sua existência.

Os 7 Sacramentos dividem-se em Sacramentos de Iniciação (Baptismo, Confirmação e Eucaristia), da Cura (Reconciliação e Unção dos Enfermos) e da Comunhão e Missão (Matrimónio e Ordem).
.
O Baptismo consiste na imersão, efusão ou aspersão de água sobre o baptizando, retirando a marca do Pecado Original e permitindo a entrada do baptizando na Igreja, o Corpo Místico de Cristo.

A Confirmação (ou Crisma) é o sacramento em que o cristão reafirma a sua Fé e renova as suas promessas baptismais, sendo ungido por um Bispo com um óleo abençoado na Quinta-Feira Santa e recebendo os 7 dons do Espírito Santo.

A Eucaristia é o Sacramento mais importante, porque todos os demais estão ordenados para ela. Durante a consagração, a hóstia e o vinho são transformados no Corpo e Sangue de Cristo, tornando-se presente mais uma vez o Seu sacrifício redentor na Cruz. Durante a comunhão, os fiéis em estado de graça recebem o Corpo de Cristo, o que reforça os seus laços com Corpo Místico de Cristo. A Eucaristia é o que une toda a Igreja e Deus.

A Reconciliação (ou Penitência) consiste na confissão dos pecados pelo fiel a um sacerdote que o absolve da culpa e aplica uma penitência apropriada. Só através deste Sacramento é possível ao fiel que tenha cometido um pecado mortal reentrar no estado da graça que lhe permita receber a Eucaristia.

A Unção do Enfermo consiste na unção de um doente por um sacerdote, para que estimular a sua cura mediante a Fé e para que o enfermo receba o perdão dos seus pecados. Ao contrário do que popularmente se julga, não é só aplicável aos moribundos, mas a qualquer pessoa com uma doença grave.

O Matrimónio consiste no estabelecimento e a santificação de um laço indissolúvel entre homem e uma mulher, com o consequente nascimento de uma nova família cristã.

A Ordem é o sacramento mediante o qual um sacerdote recebe a autoridade para exercer o múnus eclesiástico.

1 comentário:

Alma peregrina disse...

Figura: "Os 7 Sacramentos" (Tríptico)
Autor: Rogier van der Weyden
ca. 1445-1450