CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

domingo, 5 de agosto de 2012

A AGONIA E O ÊXTASE


Visto que muitas pessoas estão a iniciar as férias, resolvi partilhar aqui mais algumas sugestões ao longo do mês de Agosto.

A primeira menção vai, precisamente, para o filme "A Agonia e o Êxtase". Trata-se de um filme épico (foi lançado em 1965) daqueles do género "Ben-Hur" que fizeram toda uma época e que jamais regressarão. O seu enredo: a história da célebre pintura do tecto da Capela Sistina por Michelangelo Buonarroti.

Um elenco de luxo: Charlton Heston como Michelangelo e Rex Harrison como Papa Júlio II (que encomendou a obra). O filme também está muito bem conseguido e é original. Óptimo para quem estiver interessado em saber como uma das mais emblemáticas obras de arte do Catolicismo nasceu, bem como conhecer os obstáculos que enfrentou. Além disso, somos brindados no início do filme com um minidocumentário que mostra várias outras obras de Michelangelo na cidade de Roma.


São bastante engraçadas as cenas que retratam a relação conflituosa de amor-ódio entre Michelangelo e Papa Júlio II. No entanto, aquilo que, na minha opinião, mais me surpreendeu foi a forma como o realizador Carol Reed retratou o Papa Júlio II: um homem cheio de pecados e erros (que realmente o foi), mas dando ao Papa a oportunidade de se defender das acusações, alegando as suas boas intenções e as responsabilidades que sobre ele recaiam. Ou seja, um filme que, não tratando de santos (nenhum dos dois homens o era), não cai no anticlericalismo fácil e panfletário que tanto infesta Hollywood nos dias de hoje.


Sem comentários: