CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

domingo, 28 de março de 2010

O FAZEDOR DE MILAGRES


Já vi muitos filmes retratando a vida de Jesus Cristo... mas, se me perguntassem qual o melhor eu responderia sem hesitar: "O Fazedor de Milagres".


A maioria dos filmes que abundam por aí tendem a focar-se demasiado em certos aspectos de Jesus que reflectem mais as preocupações do realizador do filme do que a própria essência da personagem retratada. Assim, por exemplo, "O Rei dos Reis" e "Ben-Hur" retratam um Jesus demasiado divino enquanto "Jesus Christ Superstar" ou a mini-série "Jesus", um Jesus demasiado humano. De qualquer das formas há algo característico e único em Jesus que se perde.


Em "O Fazedor de Milagres" isso não acontece. Jesus é simultaneamente humano e divino, num equilíbrio que não contrasta... O filme retrata o Jesus histórico e o Cristo da religião sem os separar. E interpreta as emoções das personagens de uma forma realista e emocionante.


Não se iludam por se tratar de um filme de animação... é um filme óptimo para mostrar às crianças e para as ensinar sobre a vida e ensinamentos de Jesus, mas não é infantil ao ponto de não poder ser apreciado por um adulto. Além disso, a própria animação é um prodígio da técnica. Usando bonecos de plasticina, os animadores conseguem proezas que ainda hoje me surpreendem (como animar multidões inteiras sem perder qualidade). Isto tudo intercalado com desenhos animados bidimensionais clássicos que ilustram as parábolas de Jesus e as Suas tentações. E as vozes da dobragem em português são excelentes... muito melhores que as vozes da versão original.


Finalmente, é um filme fiel aos evangelhos, tendo o bónus de mostrar a verdadeira história de Sta. Maria Madalena, não a confundindo (como fazem todos os demais filmes) com a adúltera da cena "Vai e não voltes a pecar".
.


Bom para ver e rever nesta Páscoa!

2 comentários:

Canela disse...

Obrigada caro amigo Alma;

Gostei do que vi.

Vostos de uma Semana Santa abençoada.

Beijinho fraterno

Alma peregrina disse...

Obrigado, Mar com Canela.

Boa Páscoa para si também!