CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

quarta-feira, 31 de março de 2010

CITAÇÃO DO MÊS (QUARESMA)

Há pessoas que são como velas acesas... ardem e consomem-se por completo para darem luz às outras pessoas...

Padre António Vieira

domingo, 28 de março de 2010

O FAZEDOR DE MILAGRES


Já vi muitos filmes retratando a vida de Jesus Cristo... mas, se me perguntassem qual o melhor eu responderia sem hesitar: "O Fazedor de Milagres".


A maioria dos filmes que abundam por aí tendem a focar-se demasiado em certos aspectos de Jesus que reflectem mais as preocupações do realizador do filme do que a própria essência da personagem retratada. Assim, por exemplo, "O Rei dos Reis" e "Ben-Hur" retratam um Jesus demasiado divino enquanto "Jesus Christ Superstar" ou a mini-série "Jesus", um Jesus demasiado humano. De qualquer das formas há algo característico e único em Jesus que se perde.


Em "O Fazedor de Milagres" isso não acontece. Jesus é simultaneamente humano e divino, num equilíbrio que não contrasta... O filme retrata o Jesus histórico e o Cristo da religião sem os separar. E interpreta as emoções das personagens de uma forma realista e emocionante.


Não se iludam por se tratar de um filme de animação... é um filme óptimo para mostrar às crianças e para as ensinar sobre a vida e ensinamentos de Jesus, mas não é infantil ao ponto de não poder ser apreciado por um adulto. Além disso, a própria animação é um prodígio da técnica. Usando bonecos de plasticina, os animadores conseguem proezas que ainda hoje me surpreendem (como animar multidões inteiras sem perder qualidade). Isto tudo intercalado com desenhos animados bidimensionais clássicos que ilustram as parábolas de Jesus e as Suas tentações. E as vozes da dobragem em português são excelentes... muito melhores que as vozes da versão original.


Finalmente, é um filme fiel aos evangelhos, tendo o bónus de mostrar a verdadeira história de Sta. Maria Madalena, não a confundindo (como fazem todos os demais filmes) com a adúltera da cena "Vai e não voltes a pecar".
.


Bom para ver e rever nesta Páscoa!

A PAIXÃO DE CRISTO

Renovo esta minha sugestão do ano passado...

À medida que entramos na Semana Santa, é sempre bom recordar...

#40 - CATEDRAL DE BURGOS


É uma Catedral situada em Burgos, em Espanha. Foi construída no estilo gótico entre 1221 e 1567, tendo sido dedicada à Virgem Sta. Maria.

É conhecida sobretudo pelo seu tamanho e detalhes arquitectónicos, mas não só. É aqui que se encontra sepultado o famoso El Cid e a sua esposa.

Outro pormenor interessante é o do "Papamoscas", uma estátua articulada que abre a boca a cada bater das horas. Sobressai ainda a famosa "Escalera Dorada", uma escadaria brilhantemente adornada.

sexta-feira, 26 de março de 2010

#39 - A COLINA DAS CRUZES


É um centro de peregrinação católica localizado na Lituânia. Pensa-se que tenha começado a ser erigido como memorial dos lituanos que foram deportados para a Sibéria pelos russos, aquando de uma revolução denominada Levante de Novembro em 1830 d.C.

Diz-se que as cruzes começaram a ser colocadas pelos familiares dos deportados lituanos, sendo que os russos as retiravam durante a noite e os lituanos as recolocavam durante o dia. Ao longo das décadas o número de cruzes foi aumentando até ter dado origem a um local de peregrinação católica.

É um local com uma mística muito própria. Estima-se que o número de cruzes ultrapasse os 50.000.

domingo, 14 de março de 2010

#38 - A MEDALHA DE S. BENTO



A ideia para esta medalha proveio da grande devoção que S. Bento de Núrcia (o fundador do monaquismo ocidental e refundador da civilização ocidental) tinha pelo Sinal da Cruz, enquanto símbolo da protecção contra qualquer mal.





















Remontando aos séculos XII ou XIV d.C., a Medalha de S. Bento contém uma Cruz com várias inscrições. Na barra vertical aparecem os caracteres CSSML, significando Crux Sancta Sit Mihi Lux ("A Cruz Santa seja a minha Luz"). Na barra horizontal surge NDSMD, significando Non Draco Sit Mihi Dux ("Não seja o Dragão o meu guia"). Em cada um dos quatro lados da Cruz temos CSPB, ou seja Crux Sancti Patris Benedicti ("Cruz do Santo Pai Bento"). Ao longo da Medalha surge também (começando pela parte superior, no sentido dos ponteiros do relógio) VRS NSMV SMQL IVB, que são as iniciais de Vade Retro Satana, Non Suade Mihi Vana, Sunt Mala Quae Libas, Ibse Venena Bibas ("Para trás, Satanás! Não me seduzas com coisas vãs! São coisas más as que me brindas! Bebe tu mesmo o teu veneno!")

.
No outro lado da Medalha aparece uma figura de S. Bento de Núrsia com a seguinte inscrição: Ejus in obitu nostro praesentia muniamur (i.e. "Sejamos protegidos na hora da morte pela sua presença").

.
É um sacramental, tal como o Escapulário ou a Medalha Milagrosa, que demonstram a piedade popular às coisas sagradas do Cristianismo.

#37 - A VIA SACRA


Nesta época de Quaresma, convém relembrar mais esta Maravilha que é património da nossa Igreja: a Via Sacra.


Consiste na recriação dos passos que Jesus Cristo deu desde a Sua condenação pelo Governador Pôncio Pilatos até à Sua morte na Cruz e Seu sepultamento. Embora esta prática tenha começado muito cedo nos primórdios do Cristianismo, tendeu a tornar-se mais comum apenas nos séculos XI a XIII d.C., aquando da reconquista da Terra Santa e dos locais onde Jesus teria dado os Seus últimos passos.


Ao longo dos séculos a prática foi-se consolidando (os cruzeiros que dantes cresciam em todas as terras rurais do nosso país são prova disso), tendo-se sistematizado o percurso em 14 estações:

I - Jesus Cristo é condenado por Pilatos

II - Jesus Cristo carrega a Cruz

III - Jesus Cristo cai pela primeira vez

IV - Jesus Cristo encontra a Sua mãe, a Virgem Sta. Maria

V - Jesus Cristo é ajudado pelo Cireneu

VI - Sta. Verónica enxuga o rosto de Jesus Cristo

VII - Jesus Cristo cai pela segunda vez

VIII - Jesus Cristo fala às mulheres de Jerusalém

IX - Jesus Cristo cai pela terceira vez

X - Jesus Cristo é despojada das Suas vestes

XI - Jesus Cristo é pregado na Cruz

XII - Jesus Cristo morre na Cruz

XIII - Jesus Cristo é descido da Cruz

XIV - Jesus Cristo é sepultado


Um exercício espiritual que nos permite lembrar sempre o Sacrifício supremo de Jesus por Amor a nós e a recordar sempre os efeitos dos nossos pecados, para que tentemos sempre melhorar e corresponder ao que Deus pede de nós...

#36 - A SAGRADA FAMÍLIA


Esta outra candidata a Maravilha da Igreja é, de facto, uma maravilha que merece ser exaltada nestes tempos em que o valor da Família se parece ter perdido...


Consiste na imagem do Menino Jesus, da Virgem Sta. Maria e de S. José, modelos da Família humana como Deus a concebeu no início desde Adão e Eva...


Foi a base de várias representações artísticas que influenciaram grandemente o nosso panorama cultural. É também a base do Presépio, um dos símbolos do Natal e que foi montado pela primeira vez por S. Francisco de Assis. Uma outra das Maravilhas a concurso (o Templo Expiatório da Sagrada Família projectado por Gaudi) foi também dedicada a ela.


Mas as influências culturais da Sagrada Família transcendem a própria Arte e reflectem-se na Sociedade, ao celebrarem o dom da Vida e o Amor Familiar na sua forma mais paradigmática.


Um Tesouro a manter e a celebrar...

sábado, 6 de março de 2010