CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

NOTÍCIAS EPISCOPAIS

O irmão Fiat Lux chamou-me a atenção para uma notícia que, penso, interessará os católicos ("praticantes") portugueses.



«... entre Março de 2010 e o Fevereiro de 2011, 6 Bispos Diocesanos portugueses - quase 1/3 do total - atingirão a idade de 75 anos, ficando assim obrigados a apresentar a sua demissão ao romano pontífice (Can. 401 §1).

A maioria destes Bispos governam Dioceses do norte e centro do país. A excepção é o sr. D. José Policarpo, Patriarca de Lisboa.

O Papa tem demorado algum tempo para nomear os substitutos dos Bispos que chegam ao limite de idade. Por outro lado, parece que está em estudo o aumento da idade de reforma dos Bispos para os 78 anos. No entanto, poder-se-á prever com alguma confiança que em 2012 teremos um número significativo de novos Bispos Diocesanos.

Em Portugal, ultimamente, os novos Bispos Diocesanos têm sido escolhidos ente os Bispos auxiliares de Lisboa, Porto e Braga.

O processo de selecção dos novos Bispos Diocesanos será o primeiro no qual o novo Núncio Apostólico em Portugal - D. Rino Passigato - estará envolvido.»



Proponho a todos os meus leitores que nos unamos numa cadeia de oração, rezando um terço pela intenção do episcopado português. Que Deus envie bons trabalhadores para a Sua messe! Amén.

3 comentários:

Canela disse...

Vamos lá então!!!

joaquim disse...

Conta comigo!

Abraço amigo em Cristo

MRB disse...

desconhecia estas noticias! Que bom que as publicaste:)