CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Ano da Fé

Ano da Fé
Clique na imagem para aceder ao site oficial

domingo, 4 de janeiro de 2009

EPIFANIA

Hoje celebra-se a Epifania do Senhor, encerrando-se a época natalícia no calendário litúrgico. Epifania é um termo grego que significa "aparição", "manifestação". De facto, existirá forma melhor de festejar o Natal do que celebrar a manifestação suprema de Deus, i.e. a Sua Encarnação na nossa Humanidade?



Na Igreja Ocidental, também é celebrada na Epifania a Adoração dos Magos. Todavia, na Igreja Oriental prefere-se relembrar o Baptismo de Jesus no Jordão. Outra epifania importante terá ocorrido aquando das Bodas de Canãa, quando Jesus iniciou o Seu ministério com o seu primeiro milagre. Em todos estes casos, temos uma manifestação de Deus, em que Ele Se revela na Humanidade de Cristo.

Muitas vezes não nos damos conta da importância da Epifania nas nossas vidas. E quando algo demasiado importante perde a sua importância por se encontrar demasiado diluído, o melhor que temos a fazer é voltar ao princípio... tentar relembrar o seu significado perdido...

É sabido de todos que Deus nos criou à Sua imagem e semelhança (Gn 1:27). Tanto Adão como Eva eram uma imagem perfeita de Deus. Isto significa que todos nós contemos em nós, profundamente gravada no nosso Ser, a imagem de Deus. Se recordarmos as palavras de S. João Apóstolo
"Deus é Amor, e quem está no Amor está em Deus e Deus nele"
1Jo 4:16
podemos compreender então, qual é o nosso objectivo e significado nesta existência... ser plenamente a imagem e semelhança de Deus. Amar!

No entanto, pouco depois desta bendita Criação, os nossos antepassados resolveram pecar. Pecar é desobedecer a Deus. Pecar é fazer algo que Deus não faria. Pecar é renegar a imagem e semelhança de Deus. Pecar é rejeitar a nossa própria Humanidade.

Isso significa que, quando o Pecado entrou na Humanidade, nós perdemos a imagem de Deus que se encontrava dentro de nós. Nesse sentido, a Epifania foi de uma importância tremenda! Deus encarnou na nossa Humanidade, restituindo-lhe a imagem de Deus há muito perdida!

Porém, isto é demasiado teológico para o meu gosto. E eu não gosto de entrar muito na teologia, por medo de dizer algo de errado e porque, neste caso particular, não parece ter grande aplicação prática na minha vida. Está certo que Jesus redimiu a minha Humanidade ao encarnar nela. Mas isso foi o que Jesus fez! Isso foi o que Deus fez! E eu? Que me importa isso? Qual é o valor que este facto tem para a minha existência?




Voltando ao que eu disse num parágrafo anterior, quando a Humanidade pecou, perdeu a imagem de Deus que se encontrava gravada nela. Que significa isso? Se a Humanidade perdeu a imagem de Deus, então eu não tenho quaisquer responsabilidades para com os outros, não é? Afinal de contas a dignidade da pessoa humana assenta no facto de cada pessoa ser uma imagem de Deus! Se a Humanidade já não possui a imagem de Deus, já não possui essa dignidade infinita! Eu deveria poder matar uma pessoa, com a mesma justificação com que mato uma galinha: porque ela não é tão importante como eu e, portanto, a sua vida e a sua morte devem suprir as minhas necessidades!

Mas penso que não é bem isso que está explícito... a Humanidade foi criada por Deus à Sua imagem. A Criação foi um acto de Deus. Poderá o Homem desfazer algo feito por Deus?
Talvez a perda da imagem de Deus não tenha ocorrido na nossa pessoa propriamente dita...
... talvez a perda da imagem de Deus tenha ocorrido no nosso entendimento...


Veja-se a tentação da Serpente: "Deus sabe que, no dia em que dele comerdes (o Fruto Proibido) vossos olhos se abrirão e sereis como deuses, conhecedores do Bem e do Mal"

Gn 3:5

Deste modo, a Serpente parece estar a postular que Deus é uma entidade mesquinha que se diverte a criar criaturas inferiores e a impôr-lhes leis arbitrárias (as quais define como Bem e Mal), enquanto as priva dos meios necessários para se equivalerem a Ele. Um tirano, portanto! É esta a "imagem de Deus" que a Serpente nos dá. Esta é ainda a acusação que os ateus dos dias de hoje fazem a Deus, pelo que se pode vislumbrar que esta "imagem de Deus" que a Serpente nos incutiu se tornou duradoira e indelével.

Adão e Eva subscreveram esta "imagem de Deus", ao obedecerem à Serpente. Pior, não só acreditaram nesta "imagem de Deus" como quiseram partilhar dela. Incorporaram dentro de si a "imagem de Deus " da Serpente. E, por isso, as duas imagens de Deus (a verdadeira e a falsa) ainda hoje batalham dentro de nós.

Veja-se os desvios da Humanidade em relação à verdadeira religião. As pessoas começaram a adorar deuses que significavam a riqueza, a guerra, o poder, o sexo desordenado... ao fazê-lo, elas não estavam propriamente a adorar deuses exteriores a elas próprias... elas estavam a adorar-se a elas próprias. Os ídolos simbolizavam o que cada pessoa valorizava mais. As pessoas adoravam aquilo que, por si, já adoravam. Deste modo, cada indivíduo podia refastelar-se no seu cantinho, porque o seu deus iria sempre dizer-lhe para fazer aquilo que ele já queria fazer...

Cada um desses deuses era um fruto da "imagem de Deus" que a Serpente havia deturpado. Releia-se as duas imagens de Deus: a de 1Jo 4:16 e a de Gn 3:5. Qual das duas estava a ser adorada quando as pessoas consideravam César ou o Faraó como deuses? Qual das duas estava a ser adorada quando se faziam sacrifícios humanos (sacrifícios da verdadeira imagem de Deus) a Moloch ou a Tláloc?
.
Por isso, a Epifania! Deus encarnou na nossa Humanidade para nos relembrar a verdadeira imagem de Deus! Uma criança humilde, no meio de um estábulo de uma minúscula terriola era mais divina do que todo o ouro e armas de César! Uma criança que se tornou num Homem que nada mais fez na vida senão amar: eis a verdadeira imagem de Deus na nossa Humanidade! E, para que todos nós tivéssemos a oportunidade de O vermos, Deus suspendeu-Se num madeiro alto, mostrando o Poder do Amor que prefere sacrificar-se em vez de se impôr despoticamente (como a Serpente gostaria que nós pensássemos)...


Agora que nós nos lembramos da verdadeira imagem de Deus, deveríamos ir para o Mundo demonstra-la! Deixarmos Deus manifestar-se em nós! Sermos nós próprios uma epifania de Deus para o próximo! Sermos a estrela que conduz os outros a Cristo! Por isso esta festa é tão importante! E por isso esta festa encerra o Natal! Depois do nascimento vem a missão...

7 comentários:

Alma peregrina disse...

Figura: "Epifanía" ("Epifania")
Autor: Roland de Mois
Data: 1589

Canela disse...

"Depois do nascimento vem a missão..."

Nem sempre proveitosa, nem sempre fácil esta missão. Mas... vale a pena.

Alma peregrina disse...

De facto, Canela. Recordemos que a missão de Cristo terminou na Cruz... mas depois veio a Ressurreição.

Canela disse...

Desculpa Alma;

ando um pouco atarefada demais. Não expliquei o meu raciocinio.

Quando escrevi... pensei na nossa missão de envagelização. Somos chamados a ser utensilios D'Ele, somos chamados a lançar pequenas sementes... nem sempre darão fruto, nem sempre veremos essa semente sequer germinar.... mas assim mesmo, cabe-nos cumprir com a nossa missão.

Maria João disse...

Esta questão de se ir e anunciar a Boa Nova ao mundo incomoda-me...

Incomoda-me por que sinto que os cristãos católicos precisam ainda de sair das suas capelas. Não podemos levar Cristo apenas a quem vem ter connosco. E os outros? Jesus disse para irmos em missão.

Atenção: não falo de proselitismo. Aliás, Cristo vê-se melhor nos gestos, quando "somos a epifania de Deus para o próximo".


beijos

Ecclesiae Dei disse...

Puxa, que explicação completa. Aprendi muito hoje. E como essa "imagem de Deus" erronea vem sido difundida pela mídia e pelas pessoas que estão afastadas de uma religião. Na verdade, vejo, aqui no Brasil, que essa é a "imagem" considerada verdadeira... cabe a nós, que conhecemos a Verdade, fazer o nosso possível, como temos feito, para levar a Verdade a todos. Orando, divulgando via internet, e-mails, pregando, e principalmente, com nosso testemunho de vida, que faz com que os que nos cercam busquem a Alegria na mesma fonte que buscamos!
Grande abraço!

Alma peregrina disse...

Cara Canela:

Também tenho andado muito atarefado... e percebi muito bem o que quis dizer logo à primeira.
:)



Cara Maria João:
Tenho uma citação para si.

"Pregai o evangelho em todas as ocasiões. Se necessário usai palavras."
S. Francisco de Assis



Cara João Batista:
Pois é...
É por isso que cá estamos, não é?
;)


Pax Christi a todos!!!