sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
OS 2 CANÁRIOS
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
CITAÇÃO DO MÊS
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
POESIA
"Pai Nosso, que estais no Céu.
Santificado seja o Vosso Nome
Venha a nós o Vosso Reino
Seja feita a Vossa Vontade
Assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje
Perdoai-nos as nossas ofensas
Assim como nos perdoamos
A quem nos tenha ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação
Mas livrai-nos do Mal.
Ámen"
VELADAS PELA VIDA (JANEIRO 2009)
O roteiro pode ser encontrado aqui. Mais informações em http://portugalprovida.blogspot.com.
Pax Christi!
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
UFA!!!
sábado, 17 de janeiro de 2009
MARTÍRIO
.
Mas estou a esquecer-me das outras razões para o martírio... é que nem tudo gira à volta do culto imperial! Como eu já afirmei, também há o preconceito, a necessidade de demonizar, de arranjar bodes expiatórios! Segundo a lenda, Nero teria culpado os cristãos pelo incêndio de Roma...
E nos nossos dias? Tome-se o caso da Índia! Qualquer pessoa que conheça a história da Beata Madre Teresa de Calcutá sabe muito bem a resistência que esta grande mulher teve de vencer! É que o Cristianismo é uma ameaça ao Hinduismo, na medida em que "rouba" os fiéis que se encontram condenados às castas inferiores (sem esperança nenhuma de se libertarem do seu rótulo atribuído à nascença) e subverte assim a ordem social estabelecida.
Pois bem, no final do ano passado, um grupo de fundamentalistas hindus aproveitou também para culpar os cristãos pelo assassinato do seu líder. Este infeliz acontecimento provocou uma vaga de violência contra os cristãos na Índia, assassinatos de padres, violações de freiras, incêndios de igrejas, destruição de milhares (saliento, milhares) de casas e milhares (saliento, milhares) de refugiados.
De facto, é uma triste realidade... muitos cristãos ainda não possuem a liberdade para apregoar Cristo ou para O aceitar nas suas vidas. Particularmente nos países muçulmanos. Na Árabia Saudita (um dos países muçulmanos supostamente mais progressistas) são proibidas as bíblias e os crucifixos, a prática religiosa cristã é proibida, a construção de igrejas interdita e a apostasia do Islamismo um crime punível com a morte. A hostilidade pode tomar as proporções de vandalismo ou até de perseguição de massas. E nem os missionários estrangeiros estão livres, mesmo que prometam não evangelizar. Mesmo em países islâmicos mais moderados, os cristãos e outros não-muçulmanos têm um fardo fiscal mais elevado e um estatuto social mais diminuído de acordo com a lei sharia.
Lamento se estraguei o vosso dia com este post. Não era a minha intenção. Mas achei que era urgente trazer à vossa consideração estes acontecimentos. Em primeiro lugar, em nome da justiça. Em segundo lugar, como aviso.
É que, enquanto noutros sítios há pessoas dispostas a morrer para ir a uma simples missa, nós no Ocidente continuamos a insurgir-nos contra a Igreja pelo simples facto de ela nos pedir para celebra-la! Uns católicos estão tão gratos pelo dom de Cristo, que estão dispostos a imita-Lo... outros querem a todo o custo que Cristo lhes dê carte blanche para continuarem como são! Uns católicos rezam "Seja feita a Tua vontade"... outros rezam "Faças Tu a minha vontade". Uns católicos são perseguidos pelas F.A.R.C. ... outros sentam-se com elas a comer e a beber na festa d' "O Avante!". Enquanto uns cristãos têm de se debater contra a lei sharia, outros acham que devemos acolhê-la. E há católicos que, enquanto louvam os monges budistas por se revoltarem contra um sistema político injusto, estão constantemente a invocar a separação entre Igreja e Estado sempre que esta ergue a sua voz contra alguma injustiça que vá contra os dogmas modernos.
De facto, enquanto nos países onde decorrem as perseguições, uma maioria dos católicos parece viver intensamente a sua fé, ao ponto de acharem que não vale a pena viver sem essa fé... no Ocidente temos uma demografia bizarra e triste: a Igreja tem, no seu seio, uma esmagadora maioria que professa uma total indiferença perante a fé e uma activíssima minoria profundamente hostil aos ensinamentos da boa doutrina. E isto muito grave! Porque a hostilidade anticlerical e anticristã não é uma realidade apenas do 3º Mundo... ela existe bem na nossa vizinhança! E quem ousa ser ortodoxo no mundo de hoje sabe do que falo!
O caso mais paradigmático ocorreu também há poucas semanas nos E.U.A.. Num estado profundamente liberal (a Califórnia), um referendo chumbou a equivalência legal entre o casamento e as uniões homossexuais. Imediatamente, os araútos da tolerância deram-nos uma amostra daquilo que nos espera se continuarmos a acreditar que os temas fracturantes são inócuos. Veja-se isto aqui e aqui. É que, como o Cardeal Ratzinger disse no seu livro "Jesus de Nazaré", o Mal não se contenta em ser praticado: ele exige que se participe nele. Veja-se aqui e aqui e aqui e aqui. Por outro lado se, noutros países, há bispos que são assassinados, já há no Ocidente bispos que recebem ameaças de morte. E se, em outras partes do mundo, há bispos presos, já há no Ocidente bispos a responder nos bancos de tribunais. É preciso sublinhar repetidamente que o que uma certa elite bem-pensante quer não é a mera tolerância... e sim o redesenhamento integral de toda a sociedade com o silenciamento de todas as vozes discordantes. Eles falam em defender o Amor contra o ódio religioso, mas aquilo que os motiva é o puro ódio à religião!
Não acreditem em mim e sim nos vossos próprios olhos! Há uns meses, deu-se uma manifestação pro-choice em Neuquen na Argentina. No final, a turba resolveu acudir à catedral com o fito de a vandalizar. Devidamente avisado, um cordão de católicos protegeu o lugar de culto enquanto recitavam, única e simplesmente, a Avé Maria. Os manifestantes, por seu lado, insultam, gozam, cospem, arremessam objectos e tentam arrancar violentamente as faixas dos católicos. Quem, neste filme, está a ser intolerante e portador de ódio?
Como eu já disse: o fito deste post não é aterrorizar. É exactamente o oposto! Pela primeira vez na nossa história, poderemos evitar o martírio permanecendo fiéis a Cristo... mas temos de o fazer de uma forma unida e antes que seja tarde demais!
Agradeçamos a Deus as condições que Ele nos deu para O seguirmos (que tantos dos nossos irmãos e antepassados desejariam) e não desperdicemos esse dom! Há muito que podemos fazer pelos nossos irmãos perseguidos, por Deus, pela Sua Igreja... e mesmo por nós próprios! Rezemos pelos que são perseguidos, tentemos apoiar as iniciativas da instituição Ajuda à Igreja que Sofre e evangelizemos, evangelizemos sem cessar e sem vergonha para que o Ocidente permaneça um local de liberdade que possa imanar para o resto do Mundo!
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
PEDIDO DE ORAÇÃO
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
TIC TAC!
A petição para a revisão/suspensão/revogação da Lei do Aborto está em condições de ser entregue no Parlamento. Tal sucederá na próxima 4ª feira, 14 de Janeiro, pelas 11h30 se Deus quiser. Em princípio, seremos recebidos pelo Presidente da Assembleia da República e pela Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde. Aqui fica o convite para nos acompanhar à entrada e saída, embora só um limitado número de pessoas possa entrar para a audiência.
Depois da entrega e do almoço, realizaremos uma "conferência de imprensa" na "Casa de Nazaré" para melhor explicarmos as razões e objectivos concretos desta iniciativa bem como alguns planos futuros. A ideia é dar também exposição ao extraordinário trabalho de voluntariado pro-Vida que está a ser feito em frente ao abortadouro dos Arcos, em Lisboa.
1. Abortos múltiplos - aborto vai-se tornando um método contraceptivo
2. Verificam-se pressões inaceitáveis sobre mães, no sentido de abortar (caso da Póvoa), e sobre os médicos no sentido de introduzir no código deontológico o "relativismo ético";
3. Estamos já a sofrer em Portugal as consequências do inverno demográfico: recessão económica, desvalorização dos imóveis, menos 230.000 alunos no ensino secundário público e menos 4056 escolas em apenas 10 anos;
4. Cerca de 25 milhões de euros ao ano, dinheiro dos contribuintes hoje destinado ao aborto, devem ser canalizados para o apoio à maternidade; aos contribuintes deve, no boletim de IRS, ser dada a escolha sobre o destino da sua contribuição.
5. Exigimos respeito pelos restos mortais dos bebés abortados;
6. Enquanto as questões acima não forem corrigidas, sem perder de vista o objectivo final da revogação, pretendemos que a Lei seja suspensa e/ou revista;
Pretendemos tomar parte activa na redacção das leis, na formação das futuras maiorias parlamentares e na "reforma compulsiva" dos deputados que nos impuseram o «aborto livre» - para isso, esperamos vir a formalizar brevemente o movimento Portugal pro Vida."
NOTÍCIAS EPISCOPAIS
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
NEVE!!!
A LENDA DE DESPEREAUX / WALL-E
WALL-E é o último desses robots. Ao contrário da Humanidade (que involui para uma população obesa que não consegue comunicar sem um ecrã à frente e que apenas se preocupa em divertir-se, consumir e seguir as modas)... WALL-E evolui na busca do significado da sua existência. Nesse sentido, WALL-E consegue ser mais humano do que os próprios humanos.
WALL-E (ao contrário da Humanidade alienada) descobre que o seu objectivo não está no "ter". Ele está rodeado do lixo produzido pela mania do "ter". Ele conhece as suas consequências. E, ainda que inconscientemente, compreende que tudo aquilo não o satisfaz... que ele precisa de algo mais...
Este simpático robot de grandes olhos queridos acaba por encontrar a resposta que procurava quando conhece uma outra robot, chamada EVA. WALL-E descobrirá que o segredo da Humanidade é o Amor... Conseguirá a Humanidade reaprender isso?
Este não é um filme que infantilize as crianças (irrita-me solenemente quando isso acontece). A mensagem subjacente é acessível mas profunda. Surpreendeu-me pela positiva o facto de a estória ser contada sem que nenhuma das personagens principais se exprima por palavras. Quantas vezes nós usamos muitas palavras, mas não comunicamos nada...
domingo, 4 de janeiro de 2009
EPIFANIA
Talvez a perda da imagem de Deus não tenha ocorrido na nossa pessoa propriamente dita...
Veja-se a tentação da Serpente: "Deus sabe que, no dia em que dele comerdes (o Fruto Proibido) vossos olhos se abrirão e sereis como deuses, conhecedores do Bem e do Mal"